Confira a programação de literatura do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) no mês de julho. O CCBNB fica na Rua Conde d’Eu, 560, Centro de Fortaleza.

 

Lançamento do livro “Utopia da autossustentabilidade”, de Marcelo Ikeda, em 06/07/22, com mediação de Vanessa Queiroga -18 horas
O cinema e o audiovisual brasileiros se desenvolveram muito nos últimos anos, e um dos principais fatores que impulsionaram essa trajetória reside na atuação da Agência Nacional do Cinema (Ancine). Nesta publicação, Marcelo Ikeda, com sua experiência como pesquisador e ex servidor da agência, passa em revista toda a trajetória da Ancine desde os antecedentes de sua criação até os dias de hoje.
Duração: 60 min.
Classificação: livre

Marcelo Peloggio

Lançamento do livro “José de Alencar: dispersos e inéditos”, de Marcelo Peloggio, em 13/07/22, com mediação de Isabel Costa – 18h
Release: Trata-se de um debate a ser promovido em torno do lançamento do livro intitulado “José de Alencar: dispersos e inéditos”, que traz a publicação de textos nunca antes editados e de outros, que mesmo impressos, são poucos conhecidos. A conversa, com um dos autores do livro, Prof. Dr. Marcelo Peloggio (UFC), centra-se, portanto, nos desdobramentos teóricos e práticos com a abordagem do livro referido. O lançamento será mediado pela jornalista e belestrista Isabel Costa.
Duração: 60 min.
Classificação: livre

Lançamento do livro “Quando fui oráculo”, de Carla Correia, Priscila Machado e Luana Beatriz, em 20/07/22, com mediação de Vitória Andrade. 18h
Release: “Quando fui oráculo” é a primeira publicação, em conjunto, das poetas independentes Carla Correia e Priscila Machado, com Ilustrações de Luana Beatriz. O livro ancora-se na dramaturgia de espera das figuras mitológicas Penélope e Calypso. A poesia de Carla navega reconhecendo as montanhas submersas e visíveis, como os versos “eu não existo em minha língua” nos revela. Já a força poética de Priscila é sensual e livre como um corpo que escolhe saltar, mesmo sabendo que voar é o trato de cair amanhã, como tão bem dizem os versos: “Um novo mar, fêmeo, forte, nascido de lágrimas das que se afogaram para parir e inspirar horizontes”. O evento será mediado pela escritora e poeta Vitória Andrade.
Duração: 60 min.
Classificação: livre

Nina Rizzi, escritora. (Foto: Bruna Sombra)

Lançamento do livro infantil “A melhor mãe do mundo”, de Nina Rizzi, em 30/07/22 (sábado), com mediação de Marta Pinheiro. Horário: 11h da manhã.
Release: Neste livro emocionante, uma criança conta por que a sua mãe é a melhor do mundo ― e não deixa nenhum leitor duvidar disso! Nesta narrativa cheia de afeto e delicadeza, acompanhamos uma criança que nos apresenta à sua mãe. Ela joga bola, ajuda na lição de casa e está sempre pronta para ajudar quem precisa. Essa mãe pode até não estar por perto, mas se faz presente da melhor forma possível: com o amor que preenche cada detalhe dessa relação. Com ilustrações de Veridiana Scarpelli, que adicionam uma nova camada de significado às palavras de Nina Rizzi, este livro vai conquistar leitores de todas as idades ao lembrar que certas relações têm o raro poder de nos fazer manter a esperança independentemente do que aconteça. Indicado para leitores a partir de 6 anos.
Duração: 60 min.
Classificação: livre

About the Author

Colaboradores LDB

Colaboradores do Blog Leituras da Bel. Grupo formado por professores, escritores, poetas e estudiosos da literatura.

View All Articles