Leituras da Bel

Divulgada a programação oficial da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará

296 1

Daniel Galera, escritor, é um dos convidados da Bienal (Foto: divulgação)

Durante dez dias, a Bienal Internacional do Livro do Ceará vai reunir leitores, agentes da cultura, escritores e professores em torno de um objetivo: celebrar livro como objeto estético e cada pessoa como detentora saberes ímpares. O Centro de Eventos do Ceará, principal casa do evento, vai receber mais de 160 autores e 110 estandes.Na manhã de quarta-feira, 5, a Secretaria da Cultura do Estado (Secult) divulgou a programação oficial. Serão dias intensos para os amantes da leitura e da literatura.  Para conhecer todos os autores e saber os horários das atividades é só clicar no link!

Exposições, clubes de leitura, debates, contação de histórias e palestras vão acontecer em vários horários. Em outubro do ano passado, quando a Bienal foi lançada, nomes contemporâneos de peso já haviam sido confirmados pela pasta. Integram as atividades autores como Valter Hugo Mãe, Daniel GaleraConceição Evaristo, Eliane Brum, Ana Miranda, Paula Pimenta, Socorro Acioli e João Tordo.

Conceição Evaristo, escritora Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Mas a décima segunda edição da Bienal se destaca não apenas por figuras renomadas no cenário literário. De 14 a 23 de abril, os espaços do Centro de Eventos serão palco para a simbiose peculiar da literatura. A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) entra como parceira da Secult e vai promover encontros sobre robótica e mecânica. Numa abordagem, segundo o titular da pasta, Inácio Arruda, feita para atrair e dialogar com as juventudes. Um planetário também será levado para a Bienal.

Outro destaque da programação apresentada ontem é o segmento jovem. Literatura fantástica, fanzines e batalhas épicas entre heróis da Marvel e da DC terão espaço garantido. As crianças sempre tiveram atividades robustas durante o evento. Em edições anteriores, entretanto, explica Fabiano dos Santos Piúba, titular da Secult, os adolescentes não conseguiam se encontrar na grade de programação. O intuito é assegurar um espaço para esse público e investir na formação de leitores.

Socorro Acioli, escritora. (Foto: Deivyson Teixeira/em 27/7/2013)

A Bienal ainda tem outros espaços e programações segmentadas – como o Salão do Professor, a Praça do Cordel, a Fortaleza Boêmia, o Encontro de Periódicos Literários Brasileiros, o Salão do Professor, o Café Literário, o Encontro dos Agentes de Leitura do Ceará e o Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas do Ceará. Além do Centro de Eventos, serão realizadas atividades externas na programação intitulada Bienal Fora da Bienal. A tribo dos índios Anacé, de Caucaia, por exemplo, vai receber Valter Hugo Mãe.

Leia mais
Veja outros destaques da Bienal

Serviço
XII Bienal Internacional do Livro do Ceará
Quando: de 14 a 23 de abril
Onde: Centro de Eventos do Ceará (avenida Washington Soares, 999 – Edson Queiroz)
Entrada gratuita
Veja a programação completa: bienaldolivro.cultura.ce.gov.br/

Recomendado para você