Larissa Alverne, mediadora de leituras e psicóloga

Leitores e mediadores de leitura tem um encontro na próxima terça-feira, 18 de julho, no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB). O programa Literatura em Revista recebe representantes dos clubes de leitura de Fortaleza. Participarão da conversa Alessandra Jarreta, dos clubes Clubes de Leitura Dito&Feito, Leia Mulheres, Leituras Feministas e Quadrinho Rebirth; Fernando Alves Cardoso, do Clube de Leitura Café das Artes; e Larissa Alverne, do Clube de Leitura da Sublime. A entrada é gratuita.

Em Fortaleza, nos últimos meses, vários Clubes de Leitura começaram atividades ou ampliaram o número de participantes. São coletivos envolvidos e engajados, que se reúnem periodicamente para discutir sobre um ou dois livros escolhidos.

O evento terá o tema “Os livros que amamos, clubes de leituras e bibliotecas”. Durante o encontro, que começa às 17 horas, também será anunciada a retomada do Clube de Leitura do CCBNB. Agora sob o nome de Inspiração Nordestina, título da obra de Patativa do Assaré, que também nomeia a biblioteca do centro cultural.

Nessa edição, o Literatura em Revista será realizado dentro da Biblioteca Inspiração Nordestina. Há dezenas de clubes de leitura em Fortaleza. Conversar sobre um livro é quase tão prazeroso quanto o ato de ler. Envolvidos pela leitura e pelas personagens, nós discutimos com amigos e colegas sobre as características do texto, a perspicácia do narrador, a engenhosidade do escritor, os caminhos da história.

 

Fernando Alves, do canal Lidos&Curtidos

“Eu, como mediadora, sempre tenho o cuidado de fazer dos encontros do clube um espaço em que todos possam se sentir confortáveis e essenciais. Que as pessoas possam falar suas ideias e trazer o que o livro transmite para elas. Também gosto de ser bastante sincera quanto a minha opinião nos encontros. E claro, deixar que a escolha do livro seguinte seja da maioria, faz com que as pessoas sintam-se escutada sobre seus desejos e vontades de leituras”, aponta Larissa Alverne, em entrevista.

Alessandra Jarreta, mediadora e estudante de Letras

Serviço
Literatura em Revista – Os livros que amamos, clubes de leituras e bibliotecas.
Convidados: Alessandra Jarreta, Fernando Alves Cardoso e Larissa Alverne
Mediação: Talles Azigon
Quando: terça-feira, 18, às 17 horas
Onde: Centro Cultural Banco do Nordeste (rua Conde D’Eu, 560 – Centro)
Outras informações: 3209 3500

 

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles