Leituras da Bel

O passado que você não pode deixar para trás

Clare Mackintosh

Por Mariana Amorim (do blog Memórias de Gaveta)

Em seu livro de estreia no Brasil, Clare Mackintosh apresenta uma história marcada por personagens femininas fortes e uma trama chocante

A editora Intrínseca vem investindo e acertando nos novos nomes que publica. Desde o segundo semestre de 2106, diversos autores estrangeiros foram lançados no País com obras que chamaram a atenção do público e da crítica. Entre eles, o suspense A Viúva, da jornalista Fiona Barton. Ainda no primeiro semestre deste ano, a editora lançou aos leitores brasileiros a britânica Clare Mackintosh. A autora de Deixei Você Ir chega ao mercado nacional apresentando um suspense psicológico forte, bem escrito e com personagens marcantes.
A obra chegou às livrarias em junho deste ano. A história gira em torno do atropelamento que causou a morte de Jacob, um menino de cinco anos. Divido em duas partes, o romance policial apresenta duas perspectivas da narrativa e mostra como o trágico acidente de Jacob afetou diretamente a vida de Jenna, mãe do garoto e protagonista da trama, e de Ray, o detetive encarregado de investigar o crime e encontrar o motorista que fugiu do local sem prestar socorro. Os capítulos são divididos entre a visão de Jenna e de Ray. A parte dele é narrada em 3° pessoa e a dela em 1° pessoa.

O início da obra é lento. Basicamente, temos Jenna e sua luta para recomeçar a vida sem o filho. Sem provas ou qualquer coisa que possa ajudar a descobrir o culpado pela tragédia, as investigações esfriam e acabam arquivadas. Apesar de arrastada inicialmente, a obra conquista o leitor pela construção de seus personagens. Os dramas de cada um deles são palpáveis e reais. E isso é fundamental para levar o leitor até a segunda parte do livro.

Um ano após a morte de Jacob, uma pista traz à tona um novo rumo para as investigações. A reviravolta é feita de uma maneira muito bem desenvolvida. O leitor é levado a voltar à leitura dos capítulos anteriores e entender o que ele deixou passar. A partir daí, Deixei Você Ir torna-se eletrizante. A mudança de foco e a inclusão de novos personagens incomodam um pouco. Porém, não prejudica o desenvolvimento da história. O fim é inesperado e satisfatório.

Por ser uma ex-detetive, Clare Mackintosh consegue trazer muita veracidade à trama. A investigação criminal é contada de maneira envolvente. A autora trabalhou 12 anos do Departamento de Investigação Criminal Inglês e depois como jornalista de policial nos tabloides britânicos. Deixei você Ir é seu livro de estreia no Brasil, porém, a britânica é conhecida no Reino Unido por publicar livros do gênero.

Em resumo, Deixei Você Ir apresenta todas as características para um bom suspense. A obra pode ser considerada outro acerto da Intrínseca e fica ao lado de livros como A Garota do Trem, ed. Record, e Bom dia, Verônica, ed. Darkside.

Serviço
Deixei Você Ir
Autora: Clare Mackintosh
Ed. Intrínseca
368 páginas
Preço sugerido: R$35,90

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *