Ilustração Rebeca Bento

Por Rebeca Bento

A ilustradora Rebeca Bento fez uma imagem baseada no livro Cartas de Amor aos Mortos. O livro, como fica óbvio pelo título, é um livro epistolar. Laurel, adolescente que acaba de entrar no ensino médio, recebe como tarefa de casa produzir uma mensagem para alguém que já morreu. Parece uma questão simples, mas a protagonista está vivendo o luto pela irmã, May, morta em circunstâncias ainda não explicadas. Com caneta e um caderno, ela desenvolve dezenas de textos endereçados aos mais diversos destinatários: Amy Winehouse, Kurt Cobain, Elizabeth Bishop, Janis Joplin. Leia mais sobre Cartas de Amor aos Mortos aqui!

“Querida Amy,

Após ler as cartas dedicadas à você em ‘Carta de Amor aos Mortos’ tive certeza que você era só uma garota querendo se expressar. Tudo que você queria era ser amada, assim como qualquer outro ser humano. Infelizmente, muitos que se aproximavam de você não enxergava seu verdadeiro ‘eu’, sugaram tudo o que você tinha a oferecer ao mundo. Você buscou refugio em um caminho perigoso, e, por vezes, pediu ajuda nas suas letras, mas poucos tentaram.

Queria lhe dizer que uma de suas músicas me ajudou em um dos momentos de maior rejeição, ‘Tears Dry On Their Own’, principalmente quando você dizia:

Nesse tom triste
Minhas lágrimas secam sozinha’.

Elas sempre secaram sozinhas ou secaram ao som da sua voz forte. Você foi pra mim a amiga que cantava o que estava no meu íntimo, mas nunca me conheceu pessoalmente.  Por isso decidi te ilustrar, porque voltei ao fim da minha adolescência, nos momentos mais difíceis lendo esse livro e seria injusto se de alguma forma não te homenageasse.

Com muito amor,

Rebeca Bento”

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles