As Costureiras de Histórias (Foto: Fernanda Leal/Divulgação)

O grupo Costureiras de Histórias – que realiza pesquisa, partilha e estudos sobre narrativas – abre sexta-feira, 6 de outubro, as inscrições para um grupo de estudos focado nas narrativas de tradição oral. Neste ciclo, o livro selecionado é Quanta história numa história da narradora Ana Luísa Lacombe, publicado pela editora É realizações.

A publicação reúne experiências e estudos sobre a arte de contar histórias acumulados pela escritora. O grupo de estudos será realizado nas terças-feiras, com encontros quinzenais na Livraria Cultura, das 19h às 21 horas e serão disponibilizadas 15 vagas. Para participar é necessário fazer inscrição (ver serviço), que ficará aberta até o dia 13 de outubro, sexta-feira, através de formulário na internet. O resultado dos selecionados será divulgado no dia 16 de outubro na fanpage do grupo.

Costureiras de Histórias

Criado em 2011, o coletivo é formado atualmente pelas narradoras Aiana Marques, Camila Barbosa, Dani Flores, Elzilene Nóbrega, Mônica Rodrigues, Tâmara Bezerra e pela fotógrafa Fernanda Leal. O nome Costureiras de Histórias é uma homenagem aos grupos laborais femininos, que geralmente contam contos e cantam cantigas enquanto trabalham. Remete-se diretamente às costuras que cada narradora do grupo estabelece entre uma história e outra, durante as sessões de contos.

“O fio invisível que alinha o final de uma história com o início da próxima é feito de diversas formas: com uma cantiga, uma expressão, um som, um verso ou qualquer outra emenda. Cada história é costurada com os fios do encantamento provocado pelas narrativas”, explica Tâmara Bezerra, integrante do grupo, em material de divulgação.

As Costureiras de Histórias realizaram em 2014 um grupo de estudos sobre o livro O ofício do contador de histórias das narradoras Gislayne Avelar Matos e Inno Sorsy. Em 2015, o livro estudado foi A arte da palavra e da escuta da Regina Machado, publicado pela Reviravolta, em parceria com a Faculdade de Educação da UFC

Serviço
Grupos de Estudos do livro “Quanta história numa história”
Inscrições a partir de 6 de outubro, pelo link goo.gl/KAFFrm
Encontros: terças-feiras, quinzenalmente (24/10, 7/11, 21/11 e 5/12)
Horário: 19h às 21 horas
Local: Livraria Cultura
Mais informações:
E-mail: costureirasdehistorias@gmail.com
Instagram: @costureirasdehistórias
facebook.com/costureirasdehistorias

 

 

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles