Débora Thomé, a autora

Inspirado em publicações semelhantes que têm feito sucesso entre leitores, o livro 50 Brasileiras Incríveis para conhecer antes de crescer mostra a jornada de artistas, cientistas, médicas e ativistas sociais que cruzaram as fronteiras entre o ambiente doméstico e o destaque profissional. A coletânea, organizada pela cientista política Débora Thomé, conta, em linguagem simples e acessível ao público jovem, a história de personalidades como Nise da Silveira, Tarsila do Amaral, Elza Soares, Carolina Maria de Jesus e Zilda Arns. A cearense Maria da Penha também é retratada.

“Todas foram mulheres que atuaram no mundo, isso é, ainda que possam ter uma vida doméstica, elas atuaram no espaço público e, para tanto, tiveram que enfrentar muitas barreiras. Costumo brincar que até Irmã Dulce teve que convencer o pai a ser freira”, explica Débora Thomé, que, para o livro, compôs uma lista inicial com cem nomes, reduzidos para as 50 mulheres escolhidas. “Sabemos que grandes mulheres ficaram de fora, por isso deixamos as quatro páginas finais para a leitora ou o leitor escreverem sobre suas brasileiras incríveis”, diz.

Leia mais
Histórias de ninar para garotas rebeldes: 100 fábulas sobre mulheres extraordinárias

Geração após geração – acredita Débora – as mulheres brasileiras têm mais oportunidades para ocupar espaços no mercado de trabalho e atuar pelo crescimento social. “Já imaginou quantas mulheres capazes e inteligentes perdemos para esse machismo? São mulheres que ficaram confinadas no espaço doméstico e não puderam ir para o mundo realizar”, aponta a escritora.

Uma das motivações para a produção do livro – que foi encomendado pela Editora Record – é a falta de registro das vitórias, dos empreendimentos e das descobertas feitas por mulheres. “No mundo inteiro é assim: são os homens que escrevem a história”, explica Débora, ao falar da falar da falta de registros do papel feminino.

Conheça o livro

Para acompanhar as pequenas biografias sobre as brasileiras, foram convidadas 16 ilustradoras da novíssima geração brasileira para produzir retratos das mulheres: Carol Carvalhal, Chiquinha, Eva Uviedo, Fernanda Nia, Fran Junqueira, Jana Magalhães, Julia Lima, Juliana Fiorese, Laura Athayde, Manu Bezerra, Mariana Cagnin, Mônica Crema, Rafamon, Sandra Jávera e as artistas cearenses Juliana Rabelo e Sirlanney.

As mulheres biografadas no livro são: Ada Rogato, Chica da Silva, Irmã Dulce, Ana Botafogo, Nise da Silveira, Zuzu Angel, Paraguaçu, Marta, Thaisa Storchi Bergmann, Clementina de Jesus, Maria da Penha, Tarsila do Amaral, Graziela Maciel Barroso, Carlota Pereira de Queirós, Maria Quitéria, Maria Esther Bueno, Ruth de Souza, Princesa Isabel, Lota de Macedo Soares, Carmen Miranda, Cecília Meireles, Liberata, Chiquinha Gonzaga, Anita Garibaldi, Dina, Antonieta de Barros, Eufrásia Teixeira Leite, Ivete Vargas, Elisa Frota Pessoa, Jacqueline & Sandra, Bidu Sayão, Aracy de Carvalho, Mãe Menininha, Zilda Arns, Fernanda Montenegro, Maria Rita Soares, Margarida Maria Alves, Dilma, Elza Soares, Clarice Lispector, Cora Coralina, Dandara, Pagu, Leila Diniz, Bertha Lutz, Carolina Maria de Jesus, Elis Regina, Laudelina de Campos Melo, Lygia Clark e Maria Lenk.

Serviço
50 Brasileiras Incríveis para conhecer antes de crescer
120 páginas
Quanto: R$ 79,90
Editora: Galera/Grupo Editorial Record

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles