A I Jornada Ceará em Letras acontece nesta quinta-feira, 26, na Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento é promovido por um grupo de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento que tem a produção literária cearense como objeto de pesquisa.  A programação – que em mesas de debates, conversas e experimentações – será realizada no Auditório José Albano, na Área I do Centro de Humanidades. A entrada é gratuita e a programação acontece das 8h às 17 horas.

O grupo de pesquisadores – denominado Ceará em Letras – tem como objetivos, desde a sua origem, valorizar, revitalizar e dar visualidade à produção de autores nascidos no estado do Ceará. O projeto surgiu há cinco anos por iniciativa de Fernanda Diniz e Jailene Menezes que, em 2013, organizaram e publicaram o livro de artigos intitulado Escritores Cearenses: múltiplos olhares. “Desde então já foram publicados pelo grupo as seguintes obras: Literatura em Debate: estudos sobre autores cearenses (2014), Ceará em Letras: entre o passado e o presente literário (2015), Literatura no Ceará: diálogos interdisciplinares (2016) e Percursos da Literatura no Ceará (2017). Desse modo, a I Jornada Ceará em Letras se configura como um importante momento para o estudo e o compartilhamento de pesquisas sobre a produção literária produzida no Ceará”, explica material de divulgação divulgado pelo Ceará em Letras.

Confira a programação completa do evento aqui!

A jornada será finalizada com evento na sexta-feira, 27, no Theatro José de Alencar. Será lançado o livro Percursos da Literatura no Ceará. A publicação faz parte de um projeto que visa estudar obras literárias de escritores cearenses. O livro é uma edição comemorativa dos cinco anos do projeto. Composto por 19 artigos, na obra são estudados Adolfo Caminha, Airton Monte, Airton Monte, Arievaldo Viana, Artur Eduardo Benevides, Caio Porfírio Carneiro, Carlos Câmara, Eduardo Campos, Francisco Melchíades, Jards Nobre, José de Alencar, Juvenal Galeno, Oliveira Paiva, Rachel de Queiroz e Roberto Pontes.

Ceará em Letras

“Vale ressaltar que essa edição especial apresenta duas partes. Na primeira parte, são apresentados os estudos sobre obras de autores cearenses. Na segunda, publicamos alguns textos literários de pesquisadores do grupo”, explica o material de divulgação divulgado pelo evento. O livro tem textos de pesquisadores cearenses como Alexandre Vidal de Sousa, Fernanda Maria Diniz da Silva, Aline Leitão Moreira, Maria Bernardete Alves Feitosa , André Araújo do Nascimento, André Luiz dos Santos, Francisco Wellington Rodrigues Lima , Maria Lílian Martins de Abreu, Cássia Alves da Silva, Stefanie Cavalcanti de Lima Silva, Paulo Henrique Passos, Vanessa Paulino Venâncio  e Lia Leite.

Serviço
I Jornada Ceará em Letras
Quando: quinta-feira, 26, das 8h às 17 horas
Onde: Centro de Humanidades da UFC
Entrada gratuita

Lançamento do livro
Quando:  sexta-feira, 27, das 18h30 às 21 horas
Onde: Theatro José de Alencar
Entrada gratuita

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles