Todos os meus agradecimentos não caberiam em um post de facebook. A FliBel foi mais linda do que eu poderia imaginar em qualquer sonho, em qualquer devaneio geminiano, em qualquer pensamento aleatório. Nós vivemos um sábado incrível. Eu seria injusta se fizesse um ranking com os melhores momentos. Foi tudo lindo, tudo incrível, tudo tão desesperadamente insano e calmo ao mesmo tempo. Vou colocar aqui algumas fotos e comentários de acontecimentos que me marcaram. Vocês comentam colocando as histórias que vocês trazem da FliBel, tá? Assim fazemos uma postagem bem sortida – como é a vida e como foi a FliBel. Ah, quem tá pronto para a festa de três anos?

Foto: Bruna Sombra

Foto: Ysla Amorim

Esse clube de leituras incrível! Nosso debate foi muito rico e fiquei muito feliz com a presença de todos tão cedo. Sábado de manhã não é fácil, minha gente. Ah, e parabéns para o Alexandre Guimarães que ganhou os ingressos de cinema e nem percebeu! Nós falamos sobre Kindred, da Octavia Butler; Mulheres, e Cultura e Política, da Angela Davis. Infelizmente, o livro Admirável Mundo Novo, do Aldous Huxley, ficou um tanto apagado da discussão. Para remediar, decidimos usar esse livro no nosso próximo encontro (ainda sem data). Ah, vamos continuar lendo Octavia. O livro da vez é A Parábola do Semeador – lançamento da Editora Morro Branco.

Foto: Ysla Amorim

A decoração mais linda do mundo! Nunca direi “obrigadas” o suficiente para Mariana Amorim, Ysla Amorim e Annita Moura. Elas chegaram às 9 horas para deixar tudo lindo. A Livraria Lamarca já é um lugar naturalmente bonito, mas ficou ainda mais incrível com os balões voando no chão, as bandeirolas, as fotografias!

Foto: Bruna Sombra

A Mesa Branca! Fernanda Meireles e Jéssica Gabrielle Lima passaram a tarde em regime de trabalho escravo (alô, ministério do trabalho). Elas fizeram uma série de ilustrações, que podiam ser adquiridas pelo preço que as pessoas pudessem ou quisessem pagar. E como foi divertido observar as meninas desenhando, interagindo, criando. Nossa! Para quem perdeu, a Mesa Branca está acontecendo mensalmente em vários espaços da cidade. A produção é do Ramon Cavalcante. Essa foto linda da Bruna Sombra mostra o quanto foi divertido acompanhar esse processo.

Foto: Bruna Sombra

O esquadrão de mulheres escritoras no sofá da Livraria Lamarca. Foi lindo, foi emocionante! Da esquerda para direita: Nina Rizzi, Lilian Martins, Isabel Costa, Kah Dantas, Vanessa Passos e Anna K Lima. Estão faltando Sara Síntique, Alessandra Jarreta, Ayla Andrade, Raisa Christina e Branca Sobreira.

Foto: Bruna Sombra

A performance da rainha Silvia Moura. Que momento, viu, meus caros! Que momento.

Foto: Bruna Sombra

O espaço infantil! Esse é um patrocínio direto de Annita Moura (@livrolivre.ce). Ficou lindo, lúdico e cheio de capricho. Eu, inclusive, acho que deveria ter passado um tempo lá desenhando <3

Foto: Bruna Sombra

A feirinha! Um monte de coisas lindas e conversas lindas. Estavam lá Selo Editorial Aliás, Papellisa, Cambitos Bazar e Brechó e a escritora Vanessa Passos.

Foto: Bruna Sombra

As conversas! Os debates foram ricos, frutíferos e cheios de conteúdo. Obrigada e obrigada por todas as participações. E um “obrigada” especial ao Talles Azigon, que é uma pessoa de voz potente! Eu, tal hora, já estava só no fio da voz. Na próxima FliBel vamos tentar ter microfone, viu, gente? O que seria de mim sem Talles?

Foto: Bruna Sombra

A alegria! Como capturar a alegria de um dia inteiro? Como definir a alegria de tantas horas? Havia alegria em cada cantinho da Livraria Lamarca. Na foto, a escritora Kah Dantas é prova viva disso. Obrigada por vocês terem esses corações bonitos e tão alegres. Que leitores!

Foto: Bruna Sombra

Minha família Vida&Arte. Eles apoiaram desde o início. Fizeram as divulgações, ajudaram nos aperreios e, principalmente, estiveram lá no dia para me abraçar. Amo vocês, Vidas&Artes!

Foto: Bruna Sombra

As fotografias! Alguém duvida que Ysla Amorim e Bruna Sombra são as melhores fotógrafas do mundo? Se duvida, basta olhar as imagens que ilustram essa postagem. Digo é nada!

Foto: Bruna Sombra

O VI Sarau da Livraria Lamarca. A produção foi do poeta Francélio Figueredo e tudo ficou lindo. Várias participações, performances, momentos bonitos! Francélio tem um coração bonito e merece muitos aplausos!

Foto: Bruna Sombra

Os debates! Na foto, vocês observam a minha alegria e meu momento contemplativo ao olhar o Renato Abê – jornalista, dramaturgo e roteirista – falando sobre o livro Castanha. Nossas conversas foram ricas de várias formas. Muito bom contar com as participações de pessoas interessadas em falar e ouvir sobre literatura.

Foto: Bruna Sombra

As zines! Gente, zine é vida! Que coisa boa é escrever esses pedaços de papel miúdos e ir xerocando, imprimindo, colorindo, tecendo histórias a partir do branco. Nossa! Na foto, temos Anna K Lima mediando o lançamento de “não conta pra ninguém” (Bruna Sombra) e Vitamina D (Isabel Costa). Vamos fazer mais zines? Alô, Fernanda Meireles!

As lembrancinhas lindas da Papellisa! Não é propaganda, gente. A Isa faz coisas lindas e merece toda divulgação possível desse trabalho! Não conhece? Olha o @papellisa no instagram.

Foto: Bruna Sombra

O melhor bolo de chocolate da face da terra. A decoração é da Tamy Barbosa <3

FliBel

Como eu expliquei antes, não é possível abarcar todos os agradecimentos. Foram muitas mãos e cabeças dispostas a fazer essa festa. O pessoal da Livraria Lamarca – Tammy e Guará, meu amor eterno para vocês dois! – que recebeu os convidados tão bem e trabalhou tanto para tudo ser lindo. A equipe do Selo Editorial Aliás, que organizou a feirinha. As pessoas do clube de leitura, que chegaram cedinho e dispostas para debater sobre literatura. As pessoas que “passaram rapidinho” para me abraçar. As pessoas que ficaram lá o dia todo. Paula Yemanjá que levou a lindeza do Mnemosine! Jord Guedes com suas músicas. Beatrice Papillon e a intervenção maravilhosa. As mulheres incríveis que escrevem para o blog. Pessoas que não foram, mas enviaram milhares de energias positivas. Silvia Moura e a intervenção maravilhosa. O poeta Francélio Figueredo, que organizou um sarau múltiplo e potente. Fernanda Meireles e sua alegria. Ramon Cavalcante por tantos papeis e trabalho com a Mesa Branca. Luciana, chef de cozinha da Lamarca, que fez o bolo de chocolate mais incrível do mundo. David Varelo e a equipe do O POVO online por tanto apoio. Annita Moura e seus livros livres. Amigos queridos que, mesmo com febre, passaram para me abraçar. Pessoas que ficaram até o fim e cantaram parabéns comigo. Eu esqueci você? Eu esqueci alguém? Comenda ou manda uma mensagem para mim no direct! Obrigada, queridos e queridas. Que venha a FliBel 3 anos!

 

Clica aqui para ler o texto mais lindo do mundo sobre a FliBel!

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles