A Biblioteca do Centro Cultural Bom Jardim recebe – entre os dias 23 e 26 de outubro – a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. “O objetivo é incentivar a leitura e construção do conhecimento através da difusão do livro, da informação e do acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais. Além disso, a comemoração visa, também, divulgar a profissão do bibliotecário e possibilitar a atualização e o desenvolvimento deste profissional”, explica o material de divulgação lançado pelo CCBJ. Serão realizadas atividades de contação de histórias com Rebeka Lúcio, jogo/contação com Paula Yemanjá, lançamento de livro “Boca de Cachorro Louco”, de Kah Dantas e, para encerrar, o Sarau Bota o Teu. A programação é totalmente gratuita e acontece em vários horários.

Kah Dantas falando sobre Boca de Cachorro Louco. Foto: Bruna Sombra/Divulgação

23/10 – Terça
9h – Biblioteca
Contação de Histórias com Edivaldo Batista – Visita à Biblioteca

O ator e contador de História Edivaldo Batista narra histórias do tempo do agora e do nunca, a partir dos livros “Os Chifres da Hiena e Outras Histórias da África Ocidental”, de Mamadou Diallo, e “Contos Tradicionais do Brasil”, Câmara Cascudo.

15h – Biblioteca
Contação de Histórias – “Puxa!Era uma Bruxa?!”

“Puxa! Era… Uma bruxa! Que nada!?” narra histórias que têm como personagem essa antagonista que, por suas maldades, geralmente é tida como vilã. Amadas ou odiadas, o fato é que as bruxas fazem parte do imaginário popular e alimentam o mundo encantado das histórias, provocando arrepios e emoção. Quem nunca ouviu falar na maçã envenenada que a Branca de Neve engoliu, na casa de doces em que João e Maria entraram, etc.? Quem provocou todo esse rebuliço nessas histórias? As famigeradas bruxas…

24/10 – Quarta
10h – Biblioteca
Contação de Histórias com Edivaldo Batista – Visita à Biblioteca

O ator e contador de História Edivaldo Batista narra histórias do tempo do agora e do nunca, a partir dos livros “Os Chifres da Hiena e Outras Histórias da África Ocidental”, de Mamadou Diallo, e “Contos Tradicionais do Brasil”, Câmara Cascudo.

14h às 17h – Teatro
Campanha com Conselho Regional de Biblioteconomia 3

Mesa Redonda com:
Júlio Duarte, bibliotecário, contador de histórias e representante da Comissão Regional de Bibliotecas Escolares do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB3)
Cássia Barroso, bibliotecária e atual presidente da Associação de Bibliotecários do Ceará (ABC-CE)
Patrícia Cavalcante, bibliotecária do Colégio Nova Dimensão

25/10 – Quinta
9h às 11h – Biblioteca

Mnemosine: Porque memória é feminina, Paula Yemanjá.

Mnemosine é um jogo/contação onde narramos histórias de mulheres cearenses que foram visionárias. São mulheres fortes que assumiram o protagonismo de suas vidas e que foram e são até hoje exemplos de força, coragem e determinação.

14h às 17h – Biblioteca
Oficina de Escrita Criativa com Selo Editorial Aliás

Oficina de escrita criativa nas dependências da biblioteca do Centro Cultural Grande Bom Jardim (CCGBJ). O intuito é envolver as mulheres que frequentam o espaço cultural e potencializar seus fazeres artísticos. Será utilizado o livro ‘Boca de Cachorro Louco’, que trata do relacionamento abusivo real vivido pela escritora cearense Kah Dantas. Publicado pelo Selo Editorial Aliás, o livro é um alerta para as milhares de mulheres que vivem relacionamentos abusivos. Após a oficina, haverá um momento de lançamento do livro, com presença da escritora, conversa aberta e sessão de autógrafos.

26/10 – Sexta

14h às 18h – Espaço da Palmeira – CCBJ
Sarau Bota o Teu

O Sarau “Bota o Teu!” é um evento cultural independente realizado por poetas(isas) do “país” de Maracanaú. Com quase dois anos de existência, o evento incentiva a fruição e conscientização da juventude através da literatura. Nesta apresentação especial traremos 10 artistas, tendo como alvo das nossas esculhambações poéticas os patéticos representantes políticos, buscando a noção de quem são os verdadeiros bandidos da nossa nação.

Serviço
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2018
Quando: 23 a 26 de outubro
Onde: Centro Cultural Bom Jardim (Rua Três Corações, 400 – Bom Jardim)
Entrada gratuita

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles