A Fundação Demócrito Rocha (FDR) e a Universidade Aberta do Nordeste (Uane) realizam o curso Formação de Mediadores de Leitura. A formação  é composta de ações destinadas ao fomento da prática adequada da leitura em ambiente das escolas públicas, nas bibliotecas de acesso público (escolares, oficiais e comunitárias) e em espaços públicos e equipamentos culturais com o objetivo de fomentar a formação de mediadores de leitura e fortalecer ações de estímulo à leitura pelo fomento ao seu gosto, por meio da formação continuada em práticas de leitura para professores, bibliotecários, educadores sociais, contadores de histórias, agentes de leitura, entre outros agentes educativos, culturais e sociais; e democratizar o acesso ao livro e aos diversos suportes do estímulo à leitura também em bibliotecas de acesso público.

São 160 horas de carga horária e serão disponibilizados fascículos, audiofascículos, videoaulas, radioaulas, webconferências e tutoria on-line no ambiente virtual de aprendizagem.

A formação é gratuita e os fascículos serão encartados no O POVO a partir de 21 de janeiro, segunda-feira. Os fascículos circulam semanalmente no O POVO até 8 de abril. Entre os conteudistas do curso estão Sarah Diva Ipiranga, Lilian Martins, Fernanda Coutinho, Cleudene Aragão e Luana Sousa.

Os temas abordados ao longo do curso são: Mediação da Leitura e Formação do Leitor, A Formação de Professores Leitores e Mediadores de Leitura, A Leitura Literária, Leitura e Cultura, Aprendizado da Leitura na Infância, Os Jovens e a Leitura, Leitura, Arte e Educação, Práticas Leitoras, O Papel da Biblioteca na Formação de Leitores, Espaços e Ambiências para Mediação da Leitura, Mediação de Leitura e Acessibilidade  e A Leitura em Tempos de Conectividade.

Serviço
Para realizar a inscrição gratuita
http://ava.fdr.org.br

 

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles