O percurso formativo ‘Literatura Marginal e Música’ tem por objetivo lançar bases para a/o cursista compreender o conceito de literatura marginal periférica, debatendo criticamente todas as implicações dessa definição. A formação é promovida pela Livro Livre Curió – Biblioteca Comunitária e tem o investimento de R$ 50. Inscrições podem ser feitas no site Sympla (ver serviço).

Serão abordados os temas: O que é Literatura?; Literatura marginal e as práticas culturais periféricas; Saraus ressignificados: sobre Literatura e Periferia; Rupturas com o sistema literário e a dita poesia marginal da “geração mimeógrafo”;!Literatura marginal-periférica nas Escolas: um diálogo com Sociologia e Educação; A Literatura na BNCC ; e Letramentos de reexistência.

Haverá, ainda, uma aula extra no dia 10 de junho com o Sarau VISADXS, que vai ser transmitido no canal do Youtube da Livro Livre Curió Biblioteca Comunitária.

Conheça os facilitadores do percurso formativo ‘Literatura Marginal e Música’:

Talles Azigon – Poeta, editor, criador da Livro Livre Curió Biblioteca Comunitária, foi o organizador do livro Ruma, poemas de Saraus. Autor de 4 livros, entre eles o projeto Saral.  @tallesazigon

Tuyra Maria, uma das participantes

Tuyra Maria – Professora de Português da rede pública estadual do Ceará, desenvolve com seus alunos, desde 2017, um projeto de Literatura Marginal e Música com foco na valorização das produções culturais periféricas e no incentivo à escrita e à leitura.@andradetuyra


Henrique Bezerra – Professor de Sociologia da rede pública estadual do Ceará e operário autodidata na área das Letras. Nas Escolas onde atua, desenvolve projetos pedagógicos que buscam estimular o diálogo entre Sociologia e Literatura. 

Serviço

Percurso formativo ‘Literatura Marginal e Música’ – Com Tuyra Maria, Talles Azigon e Henrique Bezerra

Quando: 8 de junho, às 17h30, e 10 de junho, às 19h

Inscrição: R$ 50

https://www.sympla.com.br/literatura-marginal-e-musica__862797

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles