Com Raduan Nassar, Maria Valéria Rezende e Eduardo Agualusa, a Bienal do Livro é confirmada para agosto

Maria Valéria Rezende (foto: Adriano Franco/Divulgação)

Maria Valéria Rezende, Eduardo Agualusa, Angela Gutiérrez, Mia Couto, Nina Rizzi, Raduan Nassar, Tércia Montenegro, Frei Betto, Conceição Evaristo e Mailson Furtado Viana são algumas das primeiras presenças confirmadas na próxima edição da Bienal Internacional do Livro do Ceará. O evento – um dos mais tradicionais para a cultura cearense e o mais importante para a linguagem literatura – foi adiado para o mês de agosto. Essa é uma movimentação inédita, pois, historicamente, a bienal sempre acontecia em abril. Após muita especulação e certo desconforto do público – que já aguardava o evento com expectativa – foi anunciado que a XIII edição acontecerá no Centro de Eventos entre os dias 16 e 25 de agosto. 

Outros nomes já confirmados para a próxima edição são Ronaldo Correia de Brito, Regina Machado, João Almino, Marion Bloem, Marli Miranda, Lúcia Santaella, Abdellah Taia e Claudia Leitao. 

Ana Miranda, curadora da Bienal

O anúncio dos escritores e mediadores participantes está acontecendo, na manhã desta quarta-feira, 10, durante evento na Casa de Juvenal Galeno. O lançamento conta com as presenças do titular da Secretaria da Cultura do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, e da equipe de curadoria, comandada pela escritora cearense Ana Miranda e com as participações da pesquisadora Inês Cardoso e do professor Carlos Vazconcelos. Também foram anunciados os nomes dos mediadores – que serão responsáveis por conduzir as discussões e as mesas de debates. Entre os nomes confirmados nas mediações estão Suene Honorato, Carolina Campos, Ricardo Kelmer,  Lola Aronovich, Marília Lovatel, Claudene Aragão e Socorro Acioli.

O tema escolhido para a Bienal é “As Cidades e Os Livros”

Tércia Montenegro (Foto: Rodrigo Carvalho/O POVO)

 

Veja algumas das presenças confirmadas:

Abdellah Taia

Ana Kafka Dubiela

Angela Gutiérrez 

Batista de Lima

Carmélia Aragão 

Carolina Campos

Cecília Cunha

Chico Alvim

Claudia Leitão 

Cleudene Aragão 

Conceição Evaristo

Daniel Munduruku

Deborah Finocchiaro

Dercio Braúna

Descartes Gadelha

Dimas Carvalho 

Eduardo Agualusa

Eduardo Diatahy

Eucanãa Ferraz

Fausto Nilo

Fernanda Coutinho

Frei Betto

Gilmar de Carvalho

Helena Cardoso

Ivan Wolffers

Jayson Viana Aguiar

Jesus Irajacy

João Almino

Lola Aronovich

Lúcia Santaella

Luis Vilela

Mailson Furtado

Majela Colares

Marçal Aquino

Marcio Catunda

Marco Lucchesi

Marcos Bagno

Maria Valeria Rezende

Marilia Lovatel

Marlui Miranda

Maion Bloem

Martine Kunz

Mia Couto

Nicolas Behr

Nina Rizzi

Orlando Araujo

Pedro Salgueiro

Raduan Nassar

Sânzio de Azavedo

Regina Machado

Ronaldo Correia de Brito

Sarah Diva

Socorro Acioli

Suene Honorato

Tércia Montenegro

Tino Freitas

Vânia Vasconcelos

Ylo Fraga

Yuri Brunello

 

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles