A escritora Argentina Castro é a entrevistada desta semana no Antologia, podcast que une ficção e jornalismo, nesta terça-feira. O episódio já está disponível. Lançamento recentemente, o produto é capitaneado por Rubens Rodrigues e Isabel Costa, repórteres do O POVO. A cada episódio, sempre lançado semanalmente, um autor cearense é convidado para participar. A temporada, que conta com cinco programas disponibilizados no spotify e em outras plataformas de streaming, é composta por contos dos escritores cearenses como Zélia Sales, Bruno Paulino, Ayla Andrade e Antônio LaCarne. De Argentina Castro foi lido o conto Dezesseis Pobres Primaveras.

 

https://open.spotify.com/episode/3wSbJUx61smgZhmYXmJ4F1?context=spotify%3Ashow%3A31cuxJC9XQXX0Xh8j1P1TC&si=utglWaUtS3yXUXx39keHNw

 

Argentina Castro durante gravação do Podcast Antologia (Foto: Aurélio Alves)

Podcast Antologia

O podcast Antologia tem periodicidade semanal e traz uma proposta diferente: os episódios, liberados sempre às terças-feiras, abrem com a leitura de contos de ficção dos autores convidados seguido por um debate sobre temas relacionados ao universo literário, como mercado, escrita e processo criativo; já em cada sábado posterior à postagem do episódio daquela semana, os contos lidos irão ganhar espaço nas páginas da edição impressa do V&A acompanhados de ilustrações criadas especificamente para cada produção. Além de entrevista sobre processo de produção, mercado editorial e perspectivas literárias – o Podcast Antologia tem a leitura de contos do autor convidado na voz da atriz Jéssica Teixeira.

Argentina Castro nasceu em Fortaleza. É descendente dos povos indígenas e, desde cedo, embarcou no mundo das histórias narradas no berço familiar. Ela afirma que, ao longo da infância, tomou gosto por ouvir e contar. É formada em Antropologia e tem artigos publicados na área científica, mas é a produção literária que mais tem lhe movido nos últimos tempos. Participou de oficinas de escrita criativa em espaço privados e públicos da capital. Também integrou as coletâneas Paginário (Selo Aliás) e O Olho de Lilith (Selo Ferina).

A curadoria dos contistas de Antologia foi feita por Rubens Rodrigues e Isabel Costa, que convidaram e provocaram autores independentes a enviarem seus escritos para o projeto. Compõem a primeira temporada do podcast: Sobre Dentes, de Zélia Sales, marcando a estreia; Errar é humano e Segredo, ambos de Antônio LaCarne; As almas penadas do açude grande, de Bruno Paulino; Dezesseis pobres primaveras, de Argentina Castro; e Eu Sinto Medo e Jaguaribe, beira de rio, ambos de Ayla Andrade.

https://open.spotify.com/episode/3wSbJUx61smgZhmYXmJ4F1?context=spotify%3Ashow%3A31cuxJC9XQXX0Xh8j1P1TC&si=utglWaUtS3yXUXx39keHNw

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles