Algum leitor do blog Leituras da Bel tem dúvida que o mundo mudou? Eu espero que não… Vivemos um tempo incerto, estressante, desafiador. Faltam adjetivos para caracterizar o isolamento social motivado pelo Novo Coronavírus. O fato é que está nascendo um novo mundo. E, enquanto essa nova era surge, é preciso ajustar detalhes. Nossas vidas não serão iguais, o normal nunca voltará! Coloquei aqui alguns processos que podem ajudar vocês, queridos leitores e amigos.

O meu home office tem: xícara do Castelo Rá-Tim-Bum, canetas, lápis de cor, meus óculos, bordado para enfeitar e outros itens.

Tirar todos os sapatos do quarto e colocar em um ambiente arejado para pegar sol/vento por um tempo.

Aproveita e tira também todas as roupas e faz o mesmo processo. É bom conferir se alguma peça está realmente mofada e se precisa de lavagem.

Na hora de guardar tudo de volta, você pode aproveitar e tirar aquelas roupas ou calçados que não quer mais usar. Precisa mesmo de todas as calças jeans? Ainda usa aquele vestido da formatura do ex da tua prima? Para que tantas blusinhas com estampa de herói?

Aproveita que as roupas estão fora do guarda-roupa e tenta mudar o móvel de posição. Estamos passando tanto tempo em casa. Na verdade, estamos passando todo o tempo em casa – quem pode e quem tem consciência da importância. Mudar os móveis de lugar sempre é bom para ventilar os ambientes.

Faz o mesmo processo com os livros. Vai retirando todos da estante e olhando se algum exemplar está com mofo. Eu gosto muito de usar óleo de banana para higienizar os livros 🙂 É possível comprar nas farmácias.

É hora também de revisitar as pastas de documentos e de outros papéis. Sabe aquele manual de instruções da geladeira comprada em 2014? Pois é, não deveria mais estar aí. O excesso apenas atrapalha a organização. Você pode separar os papeis por categoria (certificados importantes, documentos da casa e do carro, faturas que precisam ser guardadas) e criar uma sistemática em pastas ou em gavetas. Já pensou nunca mais ficar desesperado procurando um documento?

Semanalmente, eu mudo a configuração do home office de acordo com as atividades que serão executadas, o clima, as reuniões… Álcool gel e perfume para aromatizar o ambiente, vez por outra, entram no jogo

Se estiver trabalhando em casa, você pode aproveitar e organizar o local apropriado. Pode ser uma mesa, uma escrivaninha, um canto da casa. É importante que todas as ferramentas de trabalho estejam reunidas ao começar o processo (papel, caneta, garrafa de água, carregador do notebook etc). Não tem um lugar fixo na casa? Então, coloca tudo em uma caixa e cria um “home office nômade“. Eu peguei essa dica com a Taís Godinho, do Blog Vida Organizada.

Deixa a garrafa de água sempre por perto. Hidratação é importante. Sempre!

E já que está mexendo nos papéis: faz uma planilha de gastos e de compras. Estamos passando por um momento economicamente instável, mesmo para quem trabalha no regime de CLT (risos!). É hora de avaliar todos os boletos desnecessários. E eu não estou falando da assinatura da Netflix ou do Spotify (pois são gastos necessários hehe). Eu estou falando é da anuidade daquele cartão que é descontada todo mês da tua conta… É hora de ligar para o banco e cancelar! Sabe aquele item de alimentação que entra na lista e nunca ninguém come? Tá no momento para riscar! Salvar dinheiro é importante para manter a organização funcionando.

Olha todo o material de escritório que você tem. Canetas estouradas, lápis podres, papeis sujos… Precisa mesmo guardar tudo isso? Não é hora desses objetos encontrarem o caminho da reciclagem?

Não se cobre tanto. O mundo está uma loucura. Milhares de pessoas morrendo, amigos com o vírus, cobranças excessivas no trabalho. Ter um dia pouco produtivo acontece. E tá tudo bem.

***

Essa postagem faz parte da série “o mundo mudou”. Ao longo das próximas semanas, eu quero compartilhar alguns conteúdos específicos com vocês. Sim, o mundo mudou. E o Blog Leituras da Bel também.

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles