O primeiro fato a falar sobre esse post é que ele é uma grande contradição. Pois, para aprender como se preparar para exames sem internet, o estudante precisa ter… internet! Isso mesmo! E é aqui onde começa a desigualdade – gritante, repugnante, horrenda e com a capacidade de segregar. Eu fui uma adolescente com acesso limitado à internet para a maioria dos estudos. Claro, estamos falando do começo dos anos 2000 e de Cascavel, Ceará. A cidade tinha lan house e eu, claro, sabia que existia o “Cadê” e sabia como utilizar as ferramentas. Mas não era todo dia que eu tinha 2 dinheiros para gastar com uma única hora de acesso à internet em um computador público.

Pensei bastante sobre os últimos acontecimentos. Mesmo diante de uma pandemia avassaladora, o Exame Nacional do Ensino Médio está mantido. O Enem é a principal porta de entrada nas universidades brasileiras. Imagine como é estudar, em 2020, para a prova que vai mudar a sua vida. Já são muitas pressões. Agora imagine estudar sem poder ir à escola ou ao cursinho. Imagine estudar sem ter internet em casa, sem poder ir à lan house, sem poder falar com os professores… É milhões de vezes mais estressante. Agora, imagine como é competir com outros alunos que estão tendo aula online, apostila preparada, videoaula, laboratório de redação virtual… É profundamente pesaroso.

Edit: A realização do Enem é injusta e imoral. O exame deveria ser adiado.

Leia mais
Editora cearense formada por mulheres lança financiamento coletivo

Coloquei algumas dicas para estudo sem internet. Faça o que puder. Lute enquanto der. Aproveite cada minuto de acesso.

Mapas mentais
Faça mapas mentais sobre os conteúdos que você já viu. Vai ser bom para fixar matérias. Você pode usar os livros e as apostilas que tem em casa para pesquisar as informações. Canetas coloridas, marcações e todos os recursos são bacanas para deixar o mapa mental mais claro. Eu gostava de estudar gramática, física, química, geografia e história através dos mapas mentais.

Leia tudo e faça anotações

Leitura
Leia os livros e as revistas que você tem à disposição. Literatura infantil, literatura brasileira, cordel, publicações antigas. Leitura é uma das chaves para encarar o Exame Nacional do Ensino Médio.

Otimizar
Encare todos os momentos como horas de estudo. Vai assistir televisão? Faça análises. É novela? Faça análise do mesmo jeito. É telejornal? Anote as informações sobre atualidades. É programa de receitas? Acompanhe o gênero instrucional. Consuma mais o conteúdo das emissoras educativas – como Canal Futura e a TV Cultura, por exemplo. Nós precisamos entender que estudar é muito mais do que ficar horas resolvendo questões de matemática.

O pdf do livro Relicário está disponível gratuitamente aqui no blog

Pouca internet é melhor que nenhuma internet
Aproveite os poucos momentos com internet à disposição. Aquele pacote de dados pode ser salvador para garantir alguns conteúdos. Você pode fazer download de: propostas de redação, cadernos de questões com gabarito, exercícios legais de língua estrangeira, tabelas e mapas para consulta, dicionários, livros de literatura brasileira em pdf, e-books com conteúdo 🙂

Escrita
Treine a escrita como puder. Faça um texto por dia, mesmo que não possa enviar para a correção imediatamente. Considere a possibilidade de alguém que mora com você fazer uma leitura dos seus textos. Só não vale levar os textos para o vizinho. O momento é de ficar em casa e o pape pode ser um veículo para o vírus.

Arte de Antônio LaCarne

Sem cobranças
Não se cobre tanto. O mundo está uma loucura lá fora. Somos bombardeados por notícias de pessoas sem emprego e vemos os telejornais contando os mortos todos os dias. Tudo bem se quiser ficar um dia sem estudar. É um evento de proporções inimagináveis. Há pessoas que nascem, crescem, morrem e não presenciam uma situação de mudança global. O mundo, como conhecemos, acabou. Esse já é outro. Precisamos conhecer o novo e preparar a cabeça para 180 questões + redação.

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles