A Aliás Editora vai receber no dia 1º de julho, quinta-feira, a partir das 19 horas, a escritora pernambucana Cida Pedrosa para uma live especial. A ação acontece no instagram @aliaseditora e será mediada por Anna K. Lima, Isabel Costa e Jéssica Gabrielle Lima.

Cida Pedrosa já publicou Restos do Fim (1982), O cavaleiro da epifania (1986), Cântaro (2000), Gume (2005), As filhas de Lilith (2009), Miúdos (2011), Claranã (2015), Gris (2018), Solo para Vialejo (2019) e Estesia (2020).

Foto de Sennor Ramos

Cida Pedrosa nasceu em Bodocó, Sertão pernambucano, em 18 de outubro de 1963, e desde cedo sentiu-se atraída pelas letras. Em 1978 deixou a natal e rumou para o Recife, onde se consolidou como poeta, lançando o primeiro dos seus dez livros, Restos do fim, em 1982. Tornou-se feminista, comunista e engajou-se na luta em defesa dos direitos humanos. Ainda adolescente, em 1980, integrou o Movimento dos Escritores Independentes (MEIPE).

Como sertaneja não renega luta, seria justamente no árduo ano de 2020, marcado pela pandemia do novo coronavírus, que Cida Pedrosa alcançaria duas grandes conquistas: a eleição para o primeiro mandato como vereadora na Câmara Municipal do Recife e o mais importante prêmio da literatura nacional, o Jabuti, concedido a seu nono livro, Solo para Vialejo, vencedor nas categorias Poesia e Livro do Ano. Assim, Cida tornou-se a primeira escritora pernambucana a fazer jus a essa honraria.

Serviço
Live de Quinta com Cida Pedrosa
Quando: 1º de julho, quinta-feira
Horário: 19 horas
No instagram @aliaseditora

About the Author

Colaboradores LDB

Colaboradores do Blog Leituras da Bel. Grupo formado por professores, escritores, poetas e estudiosos da literatura.

View All Articles