Ao longo de 2021, a Coquetel e a Pixel surpreenderam o mercado editorial com um robusto conjunto de lançamentos destinados ao público infantil. Foram livros de atividades, edições caprichadas, trabalho com influenciadores digitais e outras obras que trouxeram “frescor” para as prateleiras das livrarias. O Leituras da Bel entrevistou Eliana Rinaldi, coordenadora de produção editorial de livros e revistas Coquetel e Pixel e de projetos especiais, para debater sobre a importância da literatura entre as crianças e os planos para 2022.
Leituras da Bel- Como os livros de atividades e passatempos podem ser utilizados nos processos de letramento das crianças?
Eliana Rinaldi – Considerando que o conhecimento se constrói e que o aprendizado pode ser um exercício lúdico, os passatempos tornam essa passagem de conteúdo uma prática prazerosa, que promove não só a apreensão do saber, mas também a socialização e a troca de informações. Com os jogos, a criança descobre o significado e a grafia correta das palavras, desenvolve o raciocínio lógico, a percepção visual e a busca por soluções. Ela aprende a construir respostas por meio de uma atividade lúdica e participa ativamente da sua aprendizagem, o que melhora, inclusive, a sua expressão oral.
A formação educacional baseada no prazer, na satisfação, na garantia de um bom aprendizado é o que todos buscam, sejam pais ou professores.

Eliana Rinaldi é coordenadora de produção editorial de livros e revistas Coquetel e Pixel e de projetos especiais

Leituras da Bel – Vocês consideram a variante do letramento e a variante da aprendizagem no momento de elaboração dos livros?
Eliana Rinaldi – Sim. Ao elaborar o conteúdo, sempre levamos em consideração o público a que ele é destinado. Essa preocupação se dá com a adequação da atividade, considerando a faixa etária do grupo, e o momento do desenvolvimento do pensamento em que ele se encontra. Os jogos devem trazer um desafio e despertar o desejo de solucioná-lo, mas nunca devem estar além da possibilidade de entendimento da criança.

Leituras da Bel -Qual é o maior desafio ao produzir livros para crianças em um mundo repleto de estímulos audiovisuais?
Eliana Rinaldi – O maior desafio é criar um conteúdo que consiga desconectar a criança dos aparelhos eletrônicos e das redes sociais. Para isso, estamos sempre atentos às novidades na área de interesse dos pequenos. Os livrões sobre influenciadores trazem essa oportunidade de levar para o papel o conteúdo digital, promovendo o desenvolvimento e o contato com o produto editorial propriamente dito – o livro –, com a leitura e com os jogos. Além disso, o cuidado na seleção dos temas e as ilustrações ricas e elaboradas também promovem o apelo visual que tanto encanta esse público.

Leituras da Bel – Quais são os aspectos principais ao considerar a elaboração de um livro infantil?
Eliana Rinaldi – Os aspectos principais que consideramos ao elaborar um livro para os pequenos são: a definição da faixa etária à qual o livro se destina; a adequação do tema e da linguagem ao público; o cuidado na elaboração dos textos e passatempos, para oferecer aos pequenos leitores um conteúdo que traga não só aprendizado, mas também alegria e encantamento.

Leituras da Bel – Quais são os planos da Pixel para 2022? Podemos esperar novidades do catálogo de publicação?
Eliana Rinaldi – Sim. Para 2022, teremos mais livros de histórias e livrões educativos em parceria com Luccas Neto e, também, de novos influenciadores e personagens de desenhos animados que fazem parte do dia a dia da criançada na TV e nos streamings. O ano promete muitas novidades, para todas as idades.

Leituras da Bel – Como tem sido o processo de publicação dos livros originários de histórias da Disney? Qual é o desafio ao trabalhar com personagens e narrativas tão exploradas nas mídias?
Eliana Rinaldi – A parceria com a Disney tem sido uma experiência gratificante. Podemos trazer para o nosso formato de livro os personagens que fazem parte do imaginário de todos, de crianças a adultos. Todo processo, da criação à impressão, é cuidadosamente desenvolvido e aprovado pela Disney e muito bem recebido pelo público. Acredito que os nossos livros trazem um conteúdo que agrega valor ao que é explorado pela mídia. Eles são a possibilidade de interagir com o que foi exibido na tela, e o leitor ainda tem a oportunidade de guardar na estante o seu personagem/filme preferido.

About the Author

Colaboradores LDB

Colaboradores do Blog Leituras da Bel. Grupo formado por professores, escritores, poetas e estudiosos da literatura.

View All Articles