Estruturada em uma tarde de aula, a “Oficina – Produção de Eventos Literários” faz um acompanhamento sobre os estágios de pré-produção, produção e pós-produção de eventos. A atividade vai acontecer no próximo sábado, 12 de março, das 13h às 17 horas, na Biblioteca Estadual do Ceará (BECE), dentro da programação da Pré-Bienal Internacional do Livro do Ceará. A participação é gratuita. Clique aqui e faça a inscrição!

Os participantes terão noções básicas para entender a importância dos três processos, além de estudar os melhores mecanismos para exposição e disseminação de seus trabalhos artísticos. A formação tem caráter teórico e prático. São abordadas estratégias de divulgação para meios presenciais e virtuais. Ao fim, todos os estudantes estarão aptos produzir e divulgar eventos literários.

Isabel Costa vai ministrar a oficina (Foto: Bruna Sombra)

A Pré-Bienal Internacional do Livro do Ceará é uma ação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), por meio da Coordenadoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (CLLLB), e realizada pela Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), por meio do Instituto Dragão do Mar. A programação da Pré-Bienal do Livro do Ceará contará com Rodas de Conversa, Palestras e Mesas de Debates; com o projeto Bienal Escuta; com oficinas temáticas e lançamentos de livros.

Ao fim da formação, os participantes estarão aptos a realizar produção e divulgação de eventos literários e de escritores contemporâneos a partir dos mecanismos mais sofisticados de comunicação (física e digital) e perpassando pelos estágios de pré-produção, produção e pós-produção. A oficina é estruturada a partir dos conteúdos: conceitos básicos de assessoria de imprensa, a importância da comunicação para o escritor contemporâneo, produção de eventos literários, produção de releases e de materiais de divulgação e leitura crítica de perfis das mídias digitais.

A partir de análises de perfis das mídias digitais e processo dialogado, será possível tornar os participantes aptos e realizar produção e divulgação de eventos literários diversos e também de suas próprias produções artísticas. Desde 2016, a oficina já foi ministrada em universidades, círculos de leitura e festivais. Ao longo do tempo, aconteceu atualização dos conteúdos no sentido de apresentar e discutir os principais mecanismos para contato com a imprensa relacionada ao universo do livro e da literatura – além de identificar e executar os processos necessários para realizar comunicação a partir das mídias digitais, trabalhando com imagens e linguagem.

Sobre a oficineira

Isabel Costa
Mediadora de leituras, repórter e professora. Realiza ações no âmbito da leitura, desde 2016, em diversas cidades do Ceará. Assina o Blog Leituras da Bel no Portal O POVO online – que trata de arte e temas convergentes. Também possui atuação nas redes sociais, especialmente no Instagram e no YouTube, desenvolvendo produção de conteúdo e divulgação literária através de lives e entrevistas. Escritora de cartas e de livros não publicados. É formada em Letras pela UFC, tem bacharelado em Jornalismo, fez especialização em Semiótica na Uece e possui outros tantos cursos. Foi repórter do Vida&Arte, caderno de cultura do O POVO. É também fundadora da Aliás Editora – empresa formada por mulheres de diferentes origens e saberes – que surgiu no mundo para produzir livros artesanais, zines e novos suportes para as produções literárias.

Serviço
“Oficina – Produção de Eventos Literários”
Quando: sábado, 12 de março
Oficina ministrada por Isabel Costa
Onde: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece)
Horário: das 13h às 17 horas
Clique aqui e faça a inscrição!

About the Author

Colaboradores LDB

Colaboradores do Blog Leituras da Bel. Grupo formado por professores, escritores, poetas e estudiosos da literatura.

View All Articles