No próximo dia 10 de abril começam as ações da Fliminha 2022, o educativo da Festa Literária Internacional da Mantiqueira (Fliminha). As atividades literárias para crianças, inclusive da primeira infância, serão semanais e abertas, sempre aos domingos às 10h, com interpretação em libras e transmissão pelo YouTube da FLIMA.

Serão 20 encontros até a quinta edição presencial da FLIMA, que acontecerá de 25 a 28 de agosto, em Santo Antônio do Pinhal (SP). “A programação online amplia a possibilidade de acesso, permitindo que famílias de todo o Brasil participem de encontros com alguns dos mais relevantes autores e ilustradores da nossa literatura para a infância, atividades que, em geral, acontecem apenas nas grandes cidades”, afirma o jornalista e escritor Roberto Guimarães, idealizador da FLIMA.

A curadoria da Fliminha 2022, que conta com o patrocínio da Petrobras, é de Carolina Fedatto, Fabíola Farias e Juliana Daher. As três têm atuações complementares nas áreas da literatura para a infância e privilegiaram uma programação que envolve não apenas as crianças, mas toda a família, em atividades lúdicas e interativas que possam se beneficiar do formato online.

Toda a programação está ancorada no entendimento das crianças como sujeitos de cultura, que aceitam e interagem com o que a elas é oferecido, mas constroem sentidos próprios, a partir de sua experiência e de sua relação com outras crianças e com os adultos. Um dos pilares conceituais da Fliminha, desde o seu nome (Fli-minha, o “minha” não como diminutivo, mas como apropriação) é a valorização da cultura da infância, com destaque para a voz das crianças.

“Queremos que seja um momento para a família toda estar reunida e se divertir em torno de livros e histórias e criar algo em conjunto, amplificando a potência dos encontros”, explica Fabíola Farias, pesquisadora que se dedica, entre outros temas, à formação de leitores e leitura na primeira infância.

Programação de abril
No primeiro encontro, em 10 de abril, a premiada escritora e ilustradora Marilda Castanha convida para a oficina “As muitas histórias de um livro”, em que as crianças e suas famílias poderão conhecer as etapas de produção de um livro e criar suas próprias histórias em conjunto.

Em 17 de abril, domingo de Páscoa, a editora Daniela Padilha conduz a roda de conversa “Ler com o bebê: uma experiência de escuta e presença”. Afinal, os bebês entendem o que lemos para eles? Quando iniciar a leitura? Como escolher um livro? Na atividade, as famílias serão incentivadas a apresentar suas perguntas e conversar sobre os livros e as histórias na primeiríssima infância.

Na oficina “Meu livro na ponta dos dedos”, em 24/04, a artista e educadora Júlia Azeredo propõe experimentações sensoriais com tintas naturais e elementos da natureza para a confecção de um pequeno livro. No virar de cada página, um convite à experiência criativa com bebês e crianças pequenas.

Sobre a FLIMA

Literatura viva é o conceito que estrutura a FLIMA – Festa Literária Internacional da Mantiqueira, iniciativa cultural independente que, em 2022, chega à sua quinta edição, que será realizada de 25 a 28 de agosto.

Com sede em Santo Antônio do Pinhal (SP), coração da APA (Área de Proteção Ambiental) da Serra da Mantiqueira, a FLIMA é uma iniciativa cultural independente que desenvolve atividades de difusão de literatura, formação de leitores e promoção do livro na região da serra da Mantiqueira. A FLIMA pensa a ocupação do território de uma maneira respeitosa, visando o desenvolvimento sustentável e inclusivo. O autor homenageado de cada edição é sempre brasileiro – e vivo.

Em suas quatro primeiras edições, duas presenciais e duas online, foram realizadas mais de 200 atividades para crianças, jovens e adultos, com cerca de 35.000 participantes. As duas primeiras edições da festa, em 2018 e 2019, foram realizadas com recursos obtidos via financiamento coletivo (sem leis de incentivo ou apoio de editais).

 

Serviço
Fliminha 2022
20 atividades literárias semanais online abertas e gratuitas para crianças de todas as idades. Domingos, às 10h, no canal da FLIMA no YouTube

10/04, às 10h
Atividade 1
“As muitas histórias de um livro”
Oficina com Marilda Castanha

Não é necessário fazer inscrição prévia
A escritora e ilustradora Marilda Castanha convida as crianças e suas famílias a conhecerem as etapas de produção de um livro e a criarem juntas suas próprias histórias.
Materiais sugeridos: papel A4, lápis de cor, canetinha, giz de cera, tinta guache e os materiais de desenho preferidos de cada família.

17/04, às 10h
Atividade 2
“Ler com o bebê: uma experiência de escuta e presença”
Roda de conversa com Daniela Padilha

Não é necessário fazer inscrição prévia
Os bebês entendem o que lemos para eles? Quando iniciar a leitura? Como escolher um livro? A editora Daniela Padilha convida as famílias a apresentarem suas perguntas e a conversarem sobre os livros e as histórias na primeiríssima infância.

24/04, às 10h
Atividade 3
“Meu livro na ponta dos dedos”
Oficina com Júlia Azeredo

não é necessário fazer inscrição prévia
Aa artista e educadora Júlia Azeredo conduz oficina com experimentações sensoriais com tintas naturais e elementos da natureza para a confecção de um pequeno livro. No virar de cada página, um convite à experiência criativa com bebês e crianças pequenas.
Materiais sugeridos: pó de café, açafrão, papel A4 branco, água, potes, colher, cola branca, pedras, folhas

About the Author

Colaboradores LDB

Colaboradores do Blog Leituras da Bel. Grupo formado por professores, escritores, poetas e estudiosos da literatura.

View All Articles