Em toda família com crianças, seja ela como for constituída, há sempre um pedido quando a hora de dormir se aproxima: a contação de histórias. Em Conversa de tartaruga, que chega às lojas pela Nova Fronteira, a renomada escritora Livia GarciaRoza resgata a cena familiar, retratando a relação especial entre mães e filhos. “A principal lição, se assim podemos chamá-la, é de que a leitura é um grande prazer, e que nada é mais prazeroso do que soltar a imaginação”, explica a autora em entrevista ao Blog Leituras da Bel.

Na narrativa, a menina quer ouvir uma “história de tartaruga” criada na hora, e não uma tradicional de princesas já bem conhecida. Como o amor de mãe não conhece barreiras, a nossa protagonista inventa uma historinha sobre duas tartaruguinhas, mãe e filha como elas, que vivem aventuras pela cidade, ultrapassando vários obstáculos juntas para desfrutar um belo piquenique. “A mãe da história não precisou ser trabalhada, ela nasceu prontinha. Na verdade, de modo geral ela é quase igual a mãe de cada um de nós. Digamos que da sala de nossa casa ela migrou para as páginas do livro”, acrescenta Livia.

A envolvente escrita de Livia e as belíssimas ilustrações em aquarela de Cris Eich levam o leitor a um conto sobre confiança, amor, conexão e carinho. “Não existe o escritor preparado para escrever, assim como não existe a história para ser contada. Ela surge, espontânea e inesperadamente, como foi o caso da história de Conversa de tartaruga, uma história dentro da história”, pontua a autora.

No livro, a mãe precisa conciliar as tarefas domésticas, o trabalho e a atenção ao seu outro filho com a contação da história para a menina; já na história inventada por ela, a mãe tartaruga ensina à tartaruguinha que precisamos ficar atentos quando estamos sozinhos, e tomar muito cuidado ao atravessar a rua e ao cair da noite, por exemplo.

Livia Garcia-Roza

A escritora estreou na literatura em 1995 com o romance juvenil Quarto de menina (agraciado com o selo de Altamente Recomendável concedido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil — FNLIJ). É autora de Cine Odeon e Solo Feminino (finalistas do Prêmio Jabuti) e Milamor (finalista do Prêmio São Paulo de Literatura), entre outros. Também escreveu livros de contos e outros infantis.

Cris Eich

É é aquarelista atuante no mercado editorial há 30 anos. Suas aquarelas ilustram mais de 80 títulos de literatura infantojuvenil de escritores como Monteiro Lobato, Ana Maria Machado, Cecília Meireles, Ruth Rocha, Tatiana Belinky, Sergio Caparelli, entre outros. É também autora de Quem você trouxe?, Cadê os bichos?, Do outro lado da rua, Longas Sombras e Nós Duas, com poema de Clarice Alphen.

 

Serviço
Conversa de Tartaruga
Autora: Livia Garcia-Roza
Ilustrações: Cris Eich
40 páginas
Quanto: R$ 49,90
Editora Nova Fronteira

About the Author

Colaboradores LDB

Colaboradores do Blog Leituras da Bel. Grupo formado por professores, escritores, poetas e estudiosos da literatura.

View All Articles