Dois lançamentos fora do Ceará marcam o mês de setembro de Alexandre de Almeida com sua primeira publicação em poesia: uma sessão de autógrafos na 27º Bienal Internacional do Livro de São Paulo (SP), no dia 8 de setembro, e um evento de lançamento na Livraria Jardim, em Recife (PE), no dia 20 de setembro. É a primeira vez que o escritor lança um livro de poesia e a primeira vez saindo do Nordeste para tal.
Meu amor, meu ódio, lançado no Ceará há quase um ano, já alcançou muitos outros lugares e agora vai mais longe. “Para mim, é uma realização estranha chegar a São Paulo e Pernambuco com meu livro”, afirma Alexandre. “Isso não é ruim, principalmente porque é o mês do meu aniversário e em que ‘Magos da Música’, meu primeiro ‘filho’, completa 10 anos.”
Após a estreia em 2014, Alexandre só havia publicado o conto de dark fantasy “O passeio de Guto” (2022), disponível somente em formato de e-book na Amazon. (https://a.co/d/d1zzyLl) “Gosto de escrever de tudo, e por mais que minha jornada com a poesia pareça nova e inusitada, ‘Meu amor, meu ódio’ tem textos que datam de 2016 e vão se espalhando pelas páginas”, conta o poeta.
“O que mais gosto nesse livro é o que aprendi com ele. Minha poesia tinha um espaço no mundo e nunca achei que fosse publicá-la”, relata Alexandre, que teve o livro selecionado pela paraense Editora Folheando em 2023 e publicado no mesmo ano. “Hoje digo a quem quiser ouvir que ‘Meu amor, meu ódio’ é a prova impressa de que amor e ódio são complementares, e não opostos.”
Outros rumos para o poeta
Além da sessão de autógrafos na Bienal de SP e do lançamento em Recife, mais dois eventos aguardam Alexandre e seu livro em São Paulo: um encontro de autores da Folheando na Livraria Martins Fontes da Vila Buarque na noite de 10 de setembro, iniciando às 19h, e uma mesa na biblioteca do Sesc da Avenida Paulista, no dia 11 de setembro, às 19h, com o tema “Literatura: a inclusão desenhada pelas margens”.
Os quatro eventos marcam o encerramento dos lançamentos de “Meu amor, meu ódio” e o início de um período de preparação para uma nova obra. “Ainda este ano pretendo finalizar três projetos, um deles é de contos. Quero começar 2025 com bastante coisa no mundo”, afirma Alexandre.
“Meu amor, meu ódio” está disponível no site da Editora Folheando, na Amazon, nas livrarias Martins Fontes e em outras lojas pelo Brasil.
Sobre o autor
Alexandre de Almeida, 27, nasceu em Pentecoste, no interior do Ceará, e mora em Fortaleza. Trabalha com Marketing Jurídico e Literário, é músico, escritor e criador de conteúdo sobre livros. Lançou “Magos da Música” em 2014, “O passeio de Guto” em 2022 e “Meu amor, meu ódio”, sua primeira obra de poesia, no final de 2023.
Serviço
Eventos de Alexandre de Almeida em Setembro/2024
Livro: “Meu amor, meu ódio” (Folheando, 2023)
Gênero: Poesia
Páginas: 73
Preço: variável
Onde comprar: site da editora (editorafolheando.com.br), Amazon (https://a.co/d/2cqG1jh), Livraria Martins Fontes e diretamente com o autor (@aledevirgem no Instagram)
Agenda
08/09 (domingo), 20h – Sessão de autógrafos no estande do coletivo Diversa Livraria, na 27ª Bienal Internacional do Livro do Ceará
10/09 (terça-feira), 19h – Encontro de Autores da Folheando – Livraria Martins Fontes (R. Dr. Vila Nova, 309 – Vila Buarque, São Paulo – SP)
11/09 (quarta-feira), 19h – Mesa “Literatura: a inclusão desenhada pelas margens” – Biblioteca do Sesc (Av. Paulista, 119 – 15º andar – Bela Vista, São Paulo – SP)
20/09 (sexta-feira), 18h – Lançamento “Meu amor, meu ódio” – Livraria do Jardim (Rua Manoel Borba, 292 – Boa Vista, Recife – PE)