(Foto: Vasyl Dolmatov/GettyImages)

Crucial nas fases de criação de um negócio ou mesmo de reformação dele, o planejamento é tema de curso do Sebrae/CE. As aulas têm como foco, ainda, visão e controle de resultados

Sinônimo de preparação para um serviço, trabalho ou tarefa, o planejamento cumpre seu papel ao ser instrumento que potencializa uma atividade e, com isso, traz a oportunidade de ver nela resultados eficientes e eficazes. Ele precisa somar, entre outros atributos, métodos convenientes e objetivos executáveis. Pode-se, assim, pensar a capacidade de planejar como uma das habilidades mais importantes para quem já tem ou deseja abrir uma empresa. Segundo Maria Lédio Vieira, doutora em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), o planejamento propicia a minimização dos riscos e um plano de negócios viável financeiramente.

Definição de metas e de outras diretrizes são traçadas nesse momento e dão norte à organização, que pode estar formulando ou reformulando seu modelo de negócio ou mesmo chegando ao mercado. Para quem já tem sua pequena empresa ou planeja abrir uma, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae/CE) oferece entre os próximos dias 3 e 21 de setembro, o curso “Gerenciando a Pequena Empresa com Sucesso”, com carga horária total de 30 horas. A formação tem turmas iniciadas mensalmente.

Com foco em visão estratégica – geralmente determinada pelos administradores com maiores poderes decisórios – as aulas trazem também noções de gestão, mas se concentram, sobretudo, nas etapas que compõem o planejamento e o controle de resultados de uma empresa. Além desses temas, o cronograma prevê a importância de considerar os “fatores de influência”: como consumidores relacionam-se com produtos, serviços, marcas e, principalmente, fazem suas escolhas, aspectos cruciais no momento de colocar estratégias em prática.

Ainda na grade do curso estão noções de sistemas de controle de estoques, significativas no momento de apuração do movimento de entrada e saída de mercadorias de uma empresa; e de cálculo de capital de giro, valor necessário para financiar a continuidade das operações da empresa. Formação do preço de venda e ponto de equilíbrio, controle financeiro, investimento em publicidade e em marketing e análise de mercado são, ainda, discutidos na capacitação.

Empreendedorismo é fundamental
Coordenadora da programação de cursos do Sebrae/CE, Maria Lédio pontua que é fundamental conciliar as ferramentas básicas de administração de uma empresa com o empreendedorismo, nicho que responde por 56% dos empregos formais gerados na economia nacional. “O empreendedorismo nos pequenos negócios é uma porta de inclusão social, visto que permite a entrada de pessoas na atividade empresarial, na maioria dos casos, com baixo investimento em capital.”

Serviço
Curso “Gerenciando a Pequena Empresa com Sucesso” – carga horária: 30 horas
Onde: sede do Sebrae/CE (av. Monsenhor Tabosa, 777 – Praia de Iracema)
Quando: de 3 a 21 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 21h30
Investimento: R$ 180 (à vista) ou 6 X R$ 30 (no cartão de crédito). Inscrição pelo site tem 15% de desconto
Mais informações: 0800 570 0800 / www.ce.sebrae.com.br