Foto: FG TRADE/GettyImages

Estamos em uma era na qual a expectativa de vida é cada vez maior; muitas pessoas se sentem encorajadas a pôr em prática projetos antigos

Após anos dedicados a um emprego, a sonhada aposentadoria chegou. Em um ambiente diferente, com vasta experiência de vida e saúde para dar e vender, quem chega hoje aos 60 anos sabe que ainda pode fazer bastante coisa e colocar sonhos em prática.

“Esse novo aposentado se sente bem para iniciar novos projetos, aumentar a renda da família e ocupar o tempo livre que os espera”, relata a administradora Mônica Arruda*. Segundo pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em 2018, uma entre cada dez pessoas que estão se aposentando pretendem empreender nos próximos dois anos.

Mônica adverte que o ideal é fazer o planejamento de tudo isso antes de se aposentar. “A pessoa pode começar ocupando seu tempo com tarefas como atividades voluntárias e sociais, já se preparando psicologicamente”, relata. A administradora também aconselha que para quem deseja continuar em atividade, é primordial ter tudo pensado ainda antes da aposentadoria. “Começar a se preparar com antecedência é fundamental. Dedicar um tempo para estudar e fazer pesquisas é necessário para quem vai começar em uma área diferente da que era a sua”, conta.

Trabalhar o aspecto financeiro também é essencial para poder investir, pois é preciso de um tempo para estabelecer-se no mercado. “O resultado não vem rápido, então, se organizar é muito importante”, fala Mônica.

“Esse indivíduo se sente bem para iniciar novos projetos, mas o que eles faziam antes é totalmente diferente do que elas desejam fazer agora, e tudo isso exige um tempo de adaptação”, afirma.

Dicas
• Fazer cursos de capacitação nas áreas em que almeja trabalhar
• Avaliar o próprio perfil empreendedor
• Realizar uma análise do mercado no qual irá se inserir
• Buscar assessoria para planejamento de negócio

*Mônica Arruda é analista do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae/Ce)

Serviço
Confira dicas do Sebrae sobre aposentadoria