Imagem mostra as mãos de um homem utilizando um smartphone. Ao lado está uma xícara de café e em frente um livro.

Foto: Free-Photos/Pixabay

Com diferentes focos, os aplicativos e serviços agilizam a gestão financeira dos negócios. Veja qual se aplica melhor para sua empresa

Planilhas, notas fiscais, contas a receber. O dia a dia de quem lida com vendas e as finanças do negócio pode ser cansativo com tantas demandas. Para auxiliar o cotidiano, aplicativos e serviços – pagos ou gratuitos – podem trazer funcionalidades que tornam a produção dos relatórios mais ágil. Além disso, o maior controle melhora a saúde financeira do negócio. Confira cinco aplicações para otimizar seus resultados.

Qipu

Para quem trabalha como microempreendedor individual (MEI) ou como microempresa (ME) pelo regime tributário do Simples Nacional, pode usar o Qipu como ferramenta para realizar sua gestão financeira. O serviço é pago, mas possui a garantia de realizar as principais demandas de MEIs e MEs, para evitar futuras dores de cabeça na hora da prestação de contas. Por meio do app, é possível realizar todos os lançamentos financeiros da empresa, como a geração de notas fiscais eletrônicas. Disponível para Android e IOs.

Expensify

Desenvolvido com foco no registro de gastos das empresas, o app tem como funcionalidade mais atrativa a opção de digitalizar os boletos, com o uso da câmera do smartphone. Outra função para agilizar o cotidiano é o conversor integrado de moedas estrangeiras. De acordo com a descrição da empresa, o público do aplicativo são os pequenos negócios. Disponível para Android e IOs.

Minhas Finanças

Com foco tanto para o uso pessoal quanto de pequenos negócios, o aplicativo não possui um sistema de assinatura. Ou seja, basta adquirir a versão completa e todas as funcionalidades estarão disponíveis para o usuário. No quesito de controle financeiro, o app registra rendas e despesas parceladas, fixas e variáveis. Também há opção de exportação de dados para planilhas do Excel e uso de gráficos de diferentes estilos para análise da saúde financeira. Disponível para Android.

Moneywise

Planejar o limite de gastos é etapa fundamental para o controle financeiro do negócio. Para auxiliar nessa tarefa, o Moneywise permite a criação de limites para que o empresário consiga gerenciar de forma ágil o empreendimento. Ademais, o uso de etiquetas para cada transação facilita o momento da filtragem de dados, tornando o momento de análise dos gastos mais rápido. Disponível para Android.

Pipedrive

Com uma base de usuários superior a 90 mil empresas, o serviço é voltado para negócios que trabalham com vendas. Assim, todas as transações ficam concentradas em um único espaço, facilitando a análise por parte dos gestores, pela apresentação visual do funil de vendas. A análise das informações também apresenta em quais setores é preciso mais investimento e outros que já estão consolidados dentro do negócio. Disponível para Android e IOs.

Mobills

De origem cearense, o app é voltado para as finanças pessoais. Nele, é possível, na versão gratuita, registrar até quatro contas, como “carteira” e “conta corrente”, com as transações financeiras de cada uma. Também se pode traçar metas e definir os gastos totais daquele mês. A versão paga traz outras funcionalidades, como o uso da versão no desktop e a importação de dados de pagamentos por cartão de crédito. Disponível para Android e IOs.

SAIBA MAIS SOBRE EMPREENDEDORISMO

GUIA DE FINANÇAS PARA NEGÓCIOS

GUIA DE FINANÇAS PESSOAIS

GUIA DE GESTÃO DE PREÇOS