Premiação chega a 20 mil reais - (Foto: Paparazzi Jeri @paparazzijeri)

Premiação chega a 20 mil reais – (Foto: Paparazzi Jeri @paparazzijeri)

Dos dias 09 a 12 de dezembro, a praia de Jericoacoara receberá mais uma edição do Jericoacoara Cultura Longboard Surf Festival.  O evento tem o objetivo de promover e fortalecer o longboard no Brasil e, a partir desse ano, em toda a América Latina.

A sétima edição do festival faz parte da segunda e última etapa do Circuito Brasileiro de Longboard, que pelo sétimo ano consecutivo, definirá o Ranking final da modalidade no país. Grandes nomes do esporte, como Phill Rajzman, Wenderson Biludo, Jefson Silva, além dos atuais campeões, a atleta Chloé Calmon e o atleta Carlos Bahia, são esperados no grande Festival dos Pranchões capitaneado pelo cearense Marcelo Bibita.

Experiências culturais

Jeri tem um apelo turístico grande e também é procurada pelas boas condições geográficas e climáticas que favorecem as práticas de esportes como Longboard, windsurf, kitesurf e, mais recentemente, o wingfoil. Quem visitar Jeri durante o Festival poderá aproveitar além do turismo e  das competições, poderá acompanhar uma programação repleta de atividades como a mostra de Cinema, exposição de Fotos, desafio da Pedra Furada (que reunirá Canoa Havaiana, Sup, Wing Foil, Kite e Windsurfe), ações ambientais, oficinas, palestras com grandes nomes do esporte na tradicional Jeri Long Talks, Surf Adaptado, Feira de Surf, festas locais e muita diversão.

Jericoacoara – Ritual Auêra-auára

Um dos destaquesdo festival é o Ritual Auêra-Auára, momento de confraternização onde o idealizador do evento, Marcelo Bibita, dará as boas-vindas a todos os participantes. Durante a cerimônia, os participantes assumem o compromisso de preservar a natureza da praia sede do evento, recolhendo resíduos do mar, da praia e das ruas e levando essa mensagem para seus locais de origens e para suas vidas.

Para Marcelo Bibita, o ano de 2021 representa um grande marco para o evento que, segundo ele, atinge um novo patamar ao receber atletas vindos de vários países da América Latina. “Estamos muito felizes com essa parceria que firmamos com o Karin Sierralta, do circuito ALAS PRO TOUR e com André Derizans, idealizador do HPFC.

Apesar de ser um evento correndo em paralelo, o Festival agora conta com a respeitável chancela da ALAS/ HPFC em um campeonato que pretende expandir os limites do esporte. Acreditamos que o ano de 2021 representará um marco, não somente para essa nova geração dos pranchões que floresce em Jericoacoara, mas também para o longboard do Brasil”, declarou Bibita.

> Segunda edição do MolokaBRA, maior evento de downwind do Brasil, acontece em outubro

Grandes nomes do longboard

Essa edição também vai contar com a presença de longboarders da América Latina como o peruano Piccolo Clemente, Bicampeão Mundial Profissional, que fará parte do ALAS/HPFC, circuito criado a partir da parceria entre a Associação Latino Americana de Surf.

Nesse circuito, que acontecerá em meio ao festival, os organizadores do High Performance Freestyle Championship adotam um sistema de julgamento que conferem igual importância tanto ao estilo Clássico, quanto à Performance.

IMPORTANTE: Esse critério de julgamento será exclusivo do ALAS/HPFC, que divide o julgamento em 50/50-Clássico-Performance. As demais categorias seguem o modelo internacional da WSL, com o critério de julgamento voltado para o Clássico.

> Turismo seguro: medidas de segurança em viagens aéreas 

PREMIAÇÃO

Entre os profissionais a premiação será composta por R$ 20.000 (vinte mil reais), distribuídos igualitariamente entre homens e mulheres da categoria Profissional e mais 2.000 US$ (dois mil dólares) para o ALAS/HPFC.

Para os amadores a premiação será composta de pranchas Collection e Blocos Teccel, além de kits e troféus para todos os finalistas.

About the Author

Natália Fonteles

Jornalista, apaixonada por boas histórias, viagens e esportes radicais. Siga me nas redes sociais: @mochilaradical e @oceanicos_ce

View All Articles