Turismo seguro: medidas contra a covid-19

O uso de máscara é indispensável durante toda a viagem

[Turismo seguro] A pandemia da Covid-19 mudou completamente os planos de viagens de muita gente. Aqui, no Ceará, já estamos na fase 4 da retomada gradual da economia e as viagens de avião estão liberadas mediante algumas medidas de seguranças.

> Retomada do turismo: Jericoacoara reabre para visitação 

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o uso de máscara é indispensável para proteção dos passageiros e funcionários das companhias aéreas e aeroportos. É preciso cuidados especiais antes, durante e depois do embarque para garantir uma viagem segura.

> Tetracampeão Carlos Mário “Bebê se torna embaixador de kite trip

Para evitar aglomeração de pessoas no desembarque, a ANAC estabeleceu que motoristas e familiares não poderão permanecer aguardando dentro do aeroporto.

> Barracas de praia voltam a funcionar em Fortaleza

> Blog Mochila Radical relembra bons momentos de leitores no Instagram 

Turismo seguro – Confira as orientações ao viajar de avião:

SE PREPARANDO PARA VIAJAR: 
– Uso de máscara no aeroporto
– Uso de máscara durante toda a viagem no avião

Check-in pela internet

A recomendação às empresas aéreas é para que garantam o distanciamento social mínimo de segurança de até 2 metros entre passageiros que precisam de atendimento no check-in de embarque no aeroporto. Mas a melhor recomendação para reduzir a exposição ao risco é a realização antecipada do check-in, pela internet.

Álcool em gel

O álcool em gel 70% é um dos produtos recomendados para a manutenção da higiene pessoal e proteção contra o contágio por coronavírus. O produto pode e deve ser utilizado durante as viagens aéreas. Mas é preciso estar atento às regras para transportar: na bagagem de mão é limitado a não mais do que 500 ml e com o fechamento em perfeito estado para prevenir a liberação do conteúdo. No caso de voos internacionais, os frascos de álcool em gel devem ser de plástico transparente e com capacidade máxima de 100ml.

NO AEROPORTO
Proteção para funcionários
Todos os profissionais que trabalham no sistema de transporte aéreo devem utilizar EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) como máscaras, luvas e vestuário especial, se necessário, para se protegerem e afastarem o risco de transmissão do novo coronavírus.

Higienização das mãos
Além do uso do álcool em gel, lavar as mãos com água e sabão, sempre que possível, é um hábito muito importante. Para manter as mãos limpas, passageiros e tripulantes contarão com aeroportos e aeronaves sempre equipados com água, sabão e recipientes de álcool em gel.

Distanciamento entre pessoas
Manter o distanciamento social no aeroporto é mais uma medida importante para a redução do risco de infecção por coronavírus. Assim, deve-se observar a distância, sempre que possível, de aproximadamente 2 metros entre os passageiros em filas e espaços comuns do aeroporto.

Assento no aeroporto
A mesma regra de distanciamento nas filas e nos espaços comuns do aeroporto é sugerida para os assentos. Assim, a recomendação é para que administração do terminal bloqueie parte dos assentos a fim de evitar a proximidade física entre os passageiros que aguardam seus voos.

Evite as aglomerações
Assim como em nosso dia-a-dia, a orientação geral no transporte aéreo é evitar aglomerações a fim de reduzir a transmissão do coronavírus, especialmente nas praças de alimentação e nos momentos de check-in, saída da aeronave e desembarque – aguarde a sua vez.

Banheiro do aeroporto
Os banheiros do aeroporto devem ser mantidos limpos, com desinfecção completa pelo menos 3 vezes ao dia. Os banheiros devem estar sempre supridos com sabonete líquido, água corrente e papel toalha.

Higienização do aeroporto
Os ambientes e equipamentos do aeroporto devem ser limpos e desinfectados com frequência, com reforço para a higienização de locais de maior toque, como elevadores, corrimões, braços de cadeiras, carrinhos de bagagem, passador de escadas rolantes, bebedouros e maçanetas das portas dos banheiros.

NA AERONAVE
Segurança do ar a bordo
Precisa viajar e está com receio de entrar na aeronave? Fique tranquilo, as aeronaves da frota brasileira contam com um sistema de filtragem que renova o ar a cada 3 minutos e captura cerca de 99% das partículas no ar. Só não se esqueça de permanecer de máscara durante todo o voo.

Cuidado no desembarque
O embarque e o desembarque são as etapas da viagem aérea que merecem atenção especial para a redução dos riscos de contágio da Covid-19. Após o pouso, o passageiro deve permanecer sentado até que seja autorizado a se levantar e deixar a aeronave seguindo a orientação da tripulação.

Serviço de bordo

Quando houver serviço de bordo, os comissários deverão adotar cuidados adicionais, como redução da manipulação de embalagens e dos deslocamentos na aeronave. Devem ser priorizados alimentos e bebidas servidos em embalagens individuais e recipientes fechados, higienizados antes do oferecimento do serviço.

Higienização da aeronave

Antes de cada embarque, a limpeza e a desinfecção da aeronave deve abranger superfícies de banheiros, braços das poltronas, cinto de segurança, mesinhas de refeição, telas touchscreen, saídas do sistema de ar condicionado, botões de chamada de comissário e luz individual, maçanetas das portas (banheiros e compartimentos de bagagem de mão) e janelas.

AO DESEMBARCAR
Aguarde a chamada sentado
Na saída da aeronave vale a mesma regra de se evitar aglomerações, então aguarde a chamada do Comandante e a abertura das portas para se levantar e preparar para sair.

Busque manter o distanciamento na saída
Ao retirar suas bagagens ou quando vai pedir um transporte para deixar o aeroporto mantenha o distanciamento social. Também é importante evitar a aglomeração de pessoas no desembarque, logo, motoristas e familiares não poderão permanecer aguardando dentro do aeroporto.

Com essas recomendações você pode ficar mais confiante de que o transporte aéreo tem se preparado para continuar garantindo viagens seguras. Lembre-se de voar somente quando necessário e uma boa viagem!

*Com informações da ANAC.

Voos internacionais

A ANAC orienta que passageiros que chegam de destinos internacionais fiquem em isolamento social durante 14 dias.

Desde julho o Governo Federal autorizou a reabertura das fronteiras aéreas para a entrada de estrangeiros no Brasil. A exceção se aplica aos aeroportos de Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rondônia, Rio Grande do Sul e Tocantins.

No Brasil, visitantes vindos de outro país podem permanecer por até 90 dias no país, desde que tenham um comprovante de seguro de saúde.

O setor turístico e de eventos vai voltar gradualmente e a tendência é que o fluxo de voos aumente no Ceará a partir de setembro.

No Ceará, aos poucos, as empresas aéreas estão retornando às operações em voos internacionais.

Em entrevista ao Mercado & Eventos, o secretário de turismo do Ceará , Arialdo Pinho, afirmou que “a TAP voltou já, estavam dois semanais e será sob demanda, se a Europa abrir para o Brasil eles aumentarão os voos, que era um por dia. A Air France volta dia 10 de outubro com todos os seus voos, três voos semanais. A KLM é que deve voltar no fim de outubro ou início de novembro. A Air Europa volta no início de novembro com dois voos semanais e podendo chegar a três a partir de dezembro e a que a voa pra África, a Cabo Verdes, TACV, outubro, fim de outubro eles estão voando.”

Ainda conforme Arialdo, toda a rede hoteleira do Ceará retornará com os serviços até 10 de setembro.

Alguns hotéis do estado fecharam por falta de demanda.

 

 

About the Author

Natália Fonteles

Jornalista, apaixonada por boas histórias, viagens e esportes radicais. Siga me nas redes sociais: @mochilaradical e @oceanicos_ce

View All Articles