Gerente da unidade de gestão dos ambientes de inovação do Sebrae Ceará, Herbart Melo, explica como as empresas podem ser beneficiadas por cada eixo de atuaçãoNos últimos anos, o Sebrae tem procurado criar políticas de desenvolvimento territorial, chamadas de “eixos de atuação integrada para o ecossistema de inovação”. O foco principal é fazer com que as micro e pequenas empresas dos municípios cearenses possam se desenvolver.

O gerente da unidade de gestão dos ambientes de inovação do Sebrae Ceará, Herbart Melo, explica que esses eixos procuram, principalmente, desmistificar essa inovação, auxiliando as empresas em cada etapa. Dessa forma, essa agenda de investimentos do Sebrae voltada para o Ceará é composta por sete eixos de atuação. O objetivo final é formar um cinturão do ecossistema de inovação do Ceará. Herbart explica cada eixo:

  1. Primeiro eixo

Buscar criar uma rede integrada de ecossistemas de inovação. O Sebrae, buscando que as pequenas empresas tenham apoio, principalmente em relação à inovação, tem a proposta de criar o Cinturão do Sistema de Inovação, composto de quatro centros de inovação e cinco centros de referência. E o que são esses centros?

O Centro de Inovação é o ambiente do qual participam as universidades, os centros de pesquisa e as instituições tecnológicas. Nele, o objetivo é haver pesquisa, desenvolvimento e aproximação das empresas com essas instituições públicas e privadas, em prol do desenvolvimento de um determinado setor.

Já o Centro de Referência é mais focado. Nele, escolhe-se um determinado segmento. No caso do Maciço de Baturité, por exemplo, o Centro de Referência vai ser sobre café.

2. Segundo eixo

Mais focado no atendimento, não só das startups, mas também das empresas que necessitam de algum tipo de apoio, o segundo eixo é constituído pelo programa Linklab. O Linklab é um ambiente onde serão criadas inovações abertas a grandes empresas que apresentarem suas necessidades. A meta é reunir startups dos municípios do Ceará para resolver as dificuldades apontadas pelos empreendimentos. Dessa forma, as startups se desenvolvem, são apresentadas ao mercado, e ganham dinheiro.

3. Terceiro eixo

O terceiro eixo é uma agenda para o desenvolvimento de games. Para isso, o programa Sebrae Developers tem o objetivo de fazer o Ceará ser reconhecido como uma região que desenvolve games. Já foram feitas parcerias com a Associação Cearense de Desenvolvedores de Jogos (Ascende) e com a Prefeitura de Fortaleza. Este ano, será realizada uma ação de capacitação em 11 regiões do estado. Outra ação grande será um evento com as associações de games de todo o País, em Fortaleza.

“Aqui no Ceará têm um potencial enorme para se trabalhar em games, e nossa intenção enquanto Sebrae é desenvolver esse potencial no Estado”, aponta Herbart Melo. De acordo com o especialista, o Sebrae tem mapeado no Ceará mais de 350 profissionais e 16 CNPJs.

4. Quarto eixo

O programa que compõe o quarto eixo é o Sebrae Lab, por meio do qual o Sebrae acolhe empresas para serem capacitadas. As iniciativas recebem uma trilha de pré-aceleração e passam por um período de incubação em torno de quatro meses. Após o ganho de conhecimento, elas podem ganhar o mercado. Atualmente, o Sebrae atende cinco empresas no Lab, quantidade máxima. Os empreendimentos podem ser de qualquer local do Ceará.

5. Quinto eixo

Programa de aceleração do Sebrae, o StartupCE estimula o desenvolvimento de startups a partir da abertura de um edital, cuja proposta é selecionar 26 startups para receberem bolsas mensais de 6.500 reais durante 6 meses. O último edital contou com 344 inscrições, das quais 50 eram startups do da área de saúde.

6. Sexto eixo

O sexto eixo é a criação de um conselho gestor para ouvir e buscar atender as necessidades dessas startups. A ideia é propor desenvolvimento para o Ceará ouvindo o que elas precisam e aproximando o que elas precisam daquilo que é possível encontrar.

7. Sétimo eixo

O último eixo diz respeito a uma plataforma aberta de gestão de ações do ecossistema de inovação do Ceará. A meta é criar um entorno único para engajar e envolver os participantes de todos esses eixos, entender o que está acontecendo em determinado território, reunindo itens que estão sendo desenvolvidos naquela área.