Sebrae criou o programa Sebrae Delas: Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso

Segundo a pesquisa “Empreendedorismo Feminino no Brasil”, no fim de 2020, as mulheres representavam um terço dos donos de negócios do País. Seja por necessidade ou sonho, as empreendedoras – especialmente as que estão à frente de micro e pequenos negócios – têm um papel decisivo na economia atualmente, ainda que sigam lutando contra desafios oriundos do machismo no mercado de trabalho. Como forma de reconhecer a potência dessas mulheres, o Sebrae abriu inscrições para mais uma edição do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Interessadas podem se inscrever gratuitamente através do site da premiação até 17 de julho.

Podem participar mulheres maiores de 18 anos que sejam proprietárias de pequenos negócios, microempresas ou microempreendedoras individuais (MEI) e produtoras rurais que possuam inscrição estadual de produtor ou que explorem atividade pesqueira e possuam registro no Ministério da Pesca. O concurso será dividido em três etapas (estadual, regional e nacional) e tem como objetivos principais estimular o empreendedorismo feminino e divulgar histórias inspiradoras chefiadas por mulheres.

Para participar, basta preencher um formulário eletrônico no portal Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2022 e gravar um vídeo com pitch sobre sua trajetória como empreendedora. A primeira etapa selecionará três candidatas de cada estado, cada uma contemplando uma das categorias (PN, ME ou MEI e Produtoras Rurais), escolhidas por um júri regional composto por especialistas em empreendedorismo e colaboradores do Sebrae.

A segunda etapa será regional e a terceira, por fim, nacional, com participação das 15 selecionadas na etapa regional (três vencedoras por categoria para cada uma das cinco regiões brasileiras). As empreendedoras que ficarem em primeiro e segundo lugar de cada categoria receberão, além do troféu, um smartphone de última geração. O terceiro lugar de cada modalidade receberá um tablet.

Além disso, as nove ganhadoras participarão de uma missão técnica nacional de capacitação, com passagens e diárias custeadas pelo Sebrae. O primeiro lugar de cada categoria também terá uma vaga no Empretec e ao segundo lugar de cada categoria ficará reservada uma vaga para participar do UP Digital de aceleração digital dos negócios.

Prêmio Sebrae: estratégias de gestão, inovação e trajetória serão critérios para seleção

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios ocorre desde 2004. Desde então, mais de 80 mil mulheres de todo o País já participaram da premiação. Entre os critérios de avaliação dos jurados deste ano estão aspectos como gestão, marketing e vendas, finanças e inovação, além da própria história da empreendedora, que será decisiva para a escolha dos destaques.

Segundo Mônica Arruda, gerente da Escola de Negócios do Sebrae, apesar de muitas mulheres terem começado a empreender na pandemia por necessidade, é fato que as empreendedoras estão cada vez mais se empoderando como gestoras nos últimos anos, o que também permite a realização de sonhos.

“Além disso, essas mulheres empreendedoras atuam em rede ajudando a melhorar a vida de outras mulheres. Apesar de a maioria dos negócios comandados por elas não ter funcionários (60%, segundo pesquisa do Instituto Rede Mulher Empreendedora de 2019), quando contratam, elas preferem mão de obra feminina”, destaca.

A gerente ainda afirma que investir no empreendedorismo feminino é também investir na educação de crianças e jovens e na comunidade, já que mulheres que empreendem costumam gerar “um ciclo de prosperidade, criando uma rede de apoio fortalecida e com melhores possibilidades financeiras”.

Mônica Arruda é gerente da Escola de Negócios do Sebrae/CE

Sebrae Delas

Pensando no perfil de donas de negócios do Brasil, o Sebrae criou o programa Sebrae Delas (Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso), que visa ampliar o leque de possibilidades para micro e pequenas empresárias. O projeto inclui formações profissionais e de desenvolvimento pessoal e busca fortalecer a cultura empreendedora feminina.

SERVIÇO

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2022

Inscrições: Até 17 de julho, no portal do Sebrae

Calendário: Etapa estadual – Agosto de 2022

Etapa regional – Setembro de 2022

Etapa nacional – Outubro de 2022

Premiação nacional – Novembro de 2022