O Cidade Empreendedora foi criado em 2021, com o objetivo de transformar essas cidades com estratégias de desenvolvimento territorial

Sebrae firma parceria com Adece para 2º Ciclo do Cidade Empreendedora. O Programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae para apoiar o poder público municipal no fomento do empreendedorismo e geração de renda, conta com parceria da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado (Adece) para o segundo ciclo. O objetivo da colaboração é continuar o trabalho realizado no programa e alavancar o desenvolvimento de nove municípios.

As cidades abarcadas por esse novo acordo são: Baturité, Marco, Quixeramobim, São Gonçalo do Amarante, Russas, Limoeiro do Norte, Várzea Alegre, Itapipoca e Ipu. Serão ofertadas 5 mil horas de consultoria e instrutoria graças à parceria, para potencializar os esforços em prol do desenvolvimento dos municípios. Os representantes dos municípios que desejarem aderir a algum ciclo do programa podem procurar o Escritório Regional do Sebrae no próprio território e solicitar adesão à iniciativa.

“Esse segundo ciclo estimula a continuidade do programa em alguns dos municípios que começaram ano passado. Então a gente promove qualificação e consultorias específicas sempre com o norte de fomentar o empreendedorismo e o desenvolvimento local”, explica a integrante da Unidade de Articulação Institucional e Políticas Públicas do Sebrae/CE, Cibele Girão Guedes.

 

Cidade Empreendedora

Contribuindo para ampliação da geração de emprego e renda nos municípios, o programa do Sebrae/CE foi criado em 2021, com o objetivo de transformar essas cidades com estratégias de desenvolvimento territorial. A iniciativa sustenta o processo de desenvolvimento socioeconômico local, sempre focando na melhoria do ambiente de negócios, fomentando o empreendedorismo, fortalecendo os pequenos negócios e promovendo a competitividade empresarial.

 

De acordo com Cibele, o programa permite que exista uma atuação sistêmica do Sebrae junto ao poder público, de modo que ele seja um agente facilitador junto ao mercado e à sociedade. A meta é estimular a formação de um capital social que seja capaz de sustentar esse processo de desenvolvimento.

Eixos estratégicos Cidade Empreendedora

  • gestão municipal
  • lideranças locais
  • desburocratização
  • sala do empreendedor
  • educação empreendedora
  • compras governamentais
  • inclusão produtiva
  • marketing territorial e setores econômicos
  • cooperativismo e crédito
  • inovação e sustentabilidade

Como o trabalho é realizado

Para acompanhar o desenvolvimento dos municípios, o programa acompanha os indicadores das cidades de acordo com os eixos estratégicos já estabelecidos. O trabalho consiste em estruturar, implementar alternativas mais econômicas e desburocratizadas para garantir o crédito dos pequenos negócios e verificar o conjunto de elementos que torna aquele território único.

“Promovemos isso através de levantamento de oportunidades, mapa de vocações e estimulando turismo nos municípios que têm esse eixo. Também favorecemos o empreendedorismo na escola, enfatizando atitudes para comunicar e um pensamento inovador do estudante, garantindo cidadania ativa, inclusão social e empregabilidade por meio do empreendedorismo”, exemplifica Cibele.

Como participar

Os representantes dos municípios que desejarem aderir a algum ciclo do programa podem procurar o Escritório Regional do Sebrae no próprio território e solicitar adesão à iniciativa. Será realizado um plano de trabalho verificando quais as ações mais pertinentes para a cidade.