A pandemia alterou o comportamento do consumidor e a tendência de investir em brechós é oportunidade para pequenas empresas

“Falar em brechó, hoje, é falar em inovação”. Quem garante isso é o articulador da Unidade de Inteligência Estratégica do Sebrae Ceará, Felipe Melo. Para o especialista, a tendência abre maior espaço para pequenos empreendedores, se consolidando como uma ótima oportunidade de negócio.

O movimento de brechós como modelo de empreendimento vem ocorrendo no mundo inteiro há alguns anos. No entanto, foi durante a pandemia que a tendência se tornou verdadeiramente aquecida no Brasil. Isso ocorreu devido ao modo que a crise do coronavírus impactou o padrão econômico e o perfil de consumidor, fazendo as pessoas passarem a ter uma série de reconsiderações sobre a aplicação do orçamento doméstico. Além disso, a consciência ambiental e o uso dos recursos digitais ficaram ainda mais em alta, favorecendo esse tipo de negócio.

“O crescimento dos pequenos negócios, nos dois últimos anos, dentro dessa área foi de quase 50%. Aqui no Ceará, o crescimento foi de cerca de 42%. A maior parte desse crescimento se deve ao Microempreendedor individual (MEI), quase 60%”, aponta Felipe. Segundo ele, a América Latina segue uma tendência de dobrar esse mercado ainda nos próximos quatro anos.

De acordo com as pesquisas do Sebrae, as maiores causas para o fechamento de empresas nos primeiros anos de funcionamento é a ausência de gestão ou planejamento. Assim, esses são pontos principais para o sucesso no ramo. O articulador destaca o que é fundamental:

  • Curadoria de peças eficiente
  • Boa estratégia de marketing
  • Modelo de negócios bem ajustado
  • Investimento em plataformas online
  • Aposta em uma boa gestão financeira

“É fácil você encontrar público, mas é difícil você prosperar em um mercado que cresce tão rápido quanto esse, e que a concorrência cada vez mais aumenta”, alerta. Com o uso do virtual sendo uma das principais escolhas de comercialização no ramo, as empresas passam a ter o Brasil inteiro como possibilidade de venda e competição.

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Nesse sentido, o Sebrae atua auxiliando o empresário a buscar oportunidades e se planejar antecipadamente, estruturando uma operação desde a captação do cliente até a entrega do produto. Para mais informações sobre consultorias de modelos e planos de negócio, viabilidade econômica e apoio técnico em áreas específicas, como finanças e marketing digital, basta entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae, através do número 0800-570-0800.

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