O Inova Summit 2022, maior evento de inovação da região Nordeste, arrecadou cerca de 2 milhões e 900 mil reais em investimento para startups do Ceará. A projeção é do articulador da Unidade de Ambientes de Inovação do Sebrae-CE, Herbart Melo. O evento, realizado em Fortaleza, terminou na última quarta-feira, 5.
Durante dois dias, o Sebrae reuniu cerca de 200 startups e gametchs (empresas de desenvolvimento de jogos) para palestras, vendas e outras atividades gratuitas no Centro de Eventos do Ceará. O momento representou a consolidação do ecossistema de inovação do estado, que conquistou uma visibilidade maior a partir da feira.
A principal proposta do Inova Summit, trazer investimento para as startups, foi alcançada. Herbart explica que os recursos foram aplicados em duas modalidades: venda de produtos pelas próprias startups e investimento vindo de instituições financeiras presentes no evento, como o Banco do Nordeste, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). A projeção é que o total arrecadado tenha sido de cerca de 2 milhões e 900 mil reais.
Outra conquista apontada por Herbart foi o Encontro das Associações de Games do Nordeste, com a participação da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames). A proposta da reunião foi criar um plano estratégico para as associações de games do estado, fazendo com que o Ceará, que já é o terceiro estado mais representativo da área no País, tenha maior visibilidade.
“O ponto alto do evento foi reunir no mesmo espaço uma quantidade tão significativa de startups fazendo negócios”, declara Herbart. O articulador revela que está sendo estudada a possibilidade de tornar o Inova Summit um evento anual. Para a edição do ano que vem, o esperado seria receber cerca de 400 startups, aproximadamente 90% de todas as empresas do tipo no estado, consolidando a feira com uma das maiores do País no ramo.