Chalé de Pedra e estátua de bronze de Rachel de Queiroz, em Quixadá (foto: Julio Caesar)

O potencial turístico do Sertão Central está sendo trabalhado por ações do Sebrae. O plano, que começou em 2021 em Quixadá, conta com diversas etapas para desenvolver a economia e o senso de pertencimento dos territórios por meio da atividade turística. Além de Quixadá, Quixeramobim e Senador Pompeu recebem os esforços do projeto. O objetivo é somar os municípios de Banabuiú e Solonópole à iniciativa.

Para incentivar o turismo na região, o Sebrae oferta serviços de consultoria, instrutoria e mentoria junto a pequenos negócios, com o objetivo de auxiliar essas empresas na adequação de infraestrutura e qualidade de serviço que melhor atenda o turista. Também está sendo produzido o mapa turístico de cada município, material que será disponibilizado em hotéis e pousadas para orientar os visitantes.

De acordo com o articulador do Escritório Regional do Sebrae no Sertão Central, Cleverson Carlos, um dos principais benefícios da iniciativa é trabalhar novas possibilidades de geração de emprego e renda dentro dos municípios, por meio dos serviços que são oferecidos ao visitante. Outro ponto igualmente importante é o aumento do senso de pertencimento da população ao município, assim como o de contribuir para que o território proporcione boas experiências a quem o visita.

Aquecer os negócios

A médio e longo prazo, o objetivo do projeto é elevar as taxas de ocupação de hotéis e pousadas, além de aumentar o número de negócios que estão vinculados ao setor turístico nesses territórios. A previsão é que, em um futuro breve, seja possível integrar os municípios de Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Banabuiú e Solonópole em um roteiro turístico.

“Isso é um trabalho pioneiro que está sendo desenvolvido pelo Sebrae. Vamos contribuir com esse processo de desenvolvimento do turismo sempre aliados às gestões municipais, empresários e demais entidades. Acreditamos que muito em breve os destinos do Sertão Central serão ainda mais conhecidos nacionalmente e internacionalmente”, garante Cleverson.

Etapas do projeto

O plano nos municípios conta com as seguintes etapas: reuniões com empresários, poder público e demais parceiros para debater o contexto; ações de identificação da potencialidade turística do município; mapeamento turístico do território; roteirização de destinos turísticos e comercialização dos roteiros.

Atualmente, Quixadá, Quixeramobim e Senador Pompeu se encontram na etapa de roteirização a partir da validação de roteiros turísticos. Para o próximo passo, a comercialização, Cleverson explica que o trabalho envolve a validação do roteiro por parte de um especialista. Em seguida, o esforço deve ser para atrair turistas aos locais, com o auxílio de canais de comunicação e aproximação a agências de viagem.

 

 

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