Foto de jogadores da Seleção Brasileira se abraçando em campo

Adorada por milhões de brasileiros, a Copa é uma oportunidade para quem quer fazer bons negócios (Foto: Lucas Figueiredo/ CBF)

A Copa do Mundo começa no próximo dia 20 de novembro e os preparativos no Brasil já estão a todo vapor. O evento, adorado por milhões de brasileiros, é uma oportunidade para quem quer fazer bons negócios. Além das empresas de comida e bebida, outros setores como vestuário e beleza podem sair ganhando. A regra é se diferenciar da concorrência.

Nesse sentido, a articuladora da Unidade de Competitividade do Sebrae Ceará, Alice Mesquita, compartilha as principais ideias inovadoras para o mercado e dá dicas de como se preparar para atender a demanda. Confira:

Ideias

Criatividade e inovação podem ser importantes armas na conquista do cliente. Ser destaque no mercado exige diferenciação.

  • Kits de comida

Uma ideia para os empreendedores da área de gastronomia é apostar em kits com petiscos, docinhos e outros tipos de comida. É interessante que os itens estejam personalizados com as cores verde e amarelo, bandeirinhas ou outro tipo de decoração que remeta à Copa.

Além das opções tradicionais, podem haver comidas típicas ou relacionadas aos países adversários do Brasil nos jogos. Oferecer serviços de garçom, bartender e equipamentos com louças e churrasqueira também é uma aposta. 

  • Copa e Natal 

Este ano, com a Copa acontecendo próxima ao Natal, as decorações de ambas as datas podem ser unificadas, dando um ar ainda mais divertido e interessante ao empreendimento. Que tal uma árvore de Natal ou Papais Noeis vestidos de verde e amarelo? A criatividade é quem manda. 

  • Vestuário

Para as empresas desse ramo, uma opção é investir em peças diferenciadas e coleções próprias para o período. Quem também pode se beneficiar dessa tendência são as lojas de fantasia, trabalhando, inclusive, em opções que remetem tanto à Copa como ao Natal

  • Beleza

A tendência de unhas decoradas está em alta, e quem gosta desse estilo não vai querer ficar de fora durante a Copa. Na área de manicure e pedicure, é possível investir em pinturas bem criativas e temáticas. É interessante ir além das cores verde e amarelo e pensar em elementos com bolas, campo de futebol e outros. 

  • Espaços instagramáveis 

Um jeito de instigar os clientes a divulgarem seu negócio de forma espontânea é investir em cenários decorados que estimulem o público a tirar fotos e postar nas redes sociais. Esses espaços podem conter itens como traves, cenário de estádio, ou até adereços com blusas, pintura facial e outros acessórios. 

ESTRATÉGIAS

Além da criatividade, planejamento é essencial para o sucesso dos negócios. Principalmente em datas comemorativas, quando a demanda aumenta. 

  • Planejamento

Para quem quer integrar a tendência, a regra é “quanto maior a antecedência, melhor”. Por ser um evento com datas específicas, é provável que a empresa receba muitos pedidos em apenas um dia. Assim, é necessário já preparar o estoque, pensar na logística de entregas e ser realista em relação à capacidade de atendimento, para não correr o risco de ter prejuízo e desagradar o cliente.

A estratégia deve começar com o mapeamento dos dias e horários dos jogos. Sabendo as datas, é possível selecionar os itens que serao ofertados no momento e se preparar para a produção desses produtos. 

  • Redes sociais

Associar a imagem da empresa à Copa nas redes sociais é uma estratégia bem positiva. Isso pode ser feito com mensagens para a seleção antes e após os jogos e promoções com brindes ou descontos. 

  • Fidelização

Não adianta investir em decoração e atrações criativas se o resultado não for a fidelização do cliente. É necessário aproveitar o momento e a atenção, garantindo um atendimento bem feito e um relacionamento com o público após esse período. 

  • Orçamento

Cuidado para não fazer um gasto maior do que o retorno com as vendas. É importante ter segurança de que o investimento será revertido. Além disso, gastos extras como embalagens e itens decorativos não podem ser esquecidos no momento da precificação. 

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