A razão de uma empresa existir é oferecer um produto ou serviço de valor para uma quantidade cada vez maior de clientes. Para isso, é importante cuidar do relacionamento com cada um deles de modo a promover ações e interações cada vez mais personalizadas.

Fazer todo o trabalho de forma manual pode ser um risco, considerando que detalhes mais específicos podem acabar sendo esquecidos diante de muitas informações que vêm dos clientes. Por isso, para resolver um problema latente com o auxílio da tecnologia, foi desenvolvido um conjunto de práticas denominadas como Gestão do Relacionamento com o Cliente, também conhecido por sua sigla em inglês Customer Relationship Management (CRM).

A necessidade do CRM no mercado é uma urgência sentida pelas empresas, já que ele ajuda a visualizar e aproveitar pontos de contato com o cliente que podem resultar em novas compras e uma fidelização do público.

Se você quer entender mais sobre CRM e como aplicá-lo de forma prática no seu negócio, basta continuar lendo. Preparamos dicas práticas para te ajudar a captar novos clientes e fidelizá-los ao seu empreendimento em uma relação de confiança. Confira:

A tecnologia aliada às necessidades do cliente: uma necessidade para o mercado

Na rotina de lidar com diferentes clientes, memorizar todas as suas especificidades se torna uma tarefa quase impossível. Além disso, o tempo necessário para organizá-las e colocá-las em prática acaba sendo alto se for feito de maneira manual.

Para visualizar melhor a situação, trazemos o exemplo de uma farmácia. Diferentes clientes precisam de remédios e produtos farmacêuticos e costumam voltar, depois de um tempo, para fazer a recompra e essa é uma grande oportunidade de negócio: caso consiga fidelizar o público e antecipar as suas necessidades, o empreendimento pode conseguir um rendimento cada vez melhor, além de ajudar os clientes.

São em situações como essa que o CRM se mostra como uma ótima inclusão. A técnica ajuda a antecipar o pedido do cliente, lembrando aos funcionários que o momento da recompra está chegando, e apresenta uma oportunidade de contato. Caso o cliente esteja em dúvida se vai comprar o produto novamente ou se vai na mesma farmácia, como da outra vez, o contato de um funcionário pode amenizar seus pensamentos e fidelizá-lo àquele negócio.

O CRM evidencia que o processo de relação entre empreendimento e cliente não começa e termina na venda. Por isso, propõe um olhar mais aprofundado para entender os diversos pontos de contato existentes, sejam eles físicos ou virtuais, de forma que o consumidor se mantenha satisfeito em cada interação.

Conheça os softwares de CRM e entenda como eles podem ajudar o seu empreendimento

Os softwares de CRM são plataformas que reúnem, em um único lugar, diversas informações sobre cada consumidor, como nome, endereço e número de telefone, assim como o histórico de trocas com a empresa, demandas anteriores e exigências mais específicas.

É importante lembrar que não existe CRM que funcione sem processos claros e responsáveis. Por isso, é importante ter um fluxo de coleta e armazenamento de dados bem estruturado, pois, assim, as informações dos clientes não vão se perder ao longo do tempo.

Além disso, outra dica preciosa para manter o CRM sempre atualizado é alimentar os dados após cada interação. Adiar esta tarefa pode fazer com que informações importantes, mesmo que sejam detalhes, se percam, anulando também a oportunidade de fidelizar diferentes clientes com estratégias diversas.

O CRM pode ser uma ótima ferramenta para expandir um negócio, desde que usado de forma constante e correta. Com a sua utilização, os funcionários poderão fazer consultas frequentes a dados importantes e conseguir interagir com cada cliente de uma maneira mais personalizada.

Como exemplo, podemos citar a situação de data comemorativa: caso o período de recompra aconteça próximo ao aniversário do cliente, é possível que a empresa ofereça desconto ou envie algum mimo, estreitando ainda mais a relação. Da mesma forma como pode ser feito em datas comemorativas comerciais.

A inovação mostra que a tecnologia é um ótimo caminho para resolver entraves no mercado e que costumam ser comuns a vários negócios. Em caso de mais informações ou dúvidas sobre o assunto, você pode entrar em contato com o Sebrae CE pelo número 0800 570 0800 ou acessando o site ce.sebrae.com.br.

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