Agenda LIDER será lançada nesta quarta, 9 (Foto: Divulgação)

O Sebrae Ceará elaborou, ao longo de um ano, a Agenda de Desenvolvimento Regional do Cariri, com a contribuição de lideranças empresariais, políticas e do terceiro setor de 11 municípios da região. O documento traz uma visão de futuro e propostas de iniciativas voltadas para a construção do desenvolvimento econômico sustentável da região para os próximos dez anos.

“Pensamos em três pontos centrais: inovação, infraestrutura e trabalho. Em cada um desses eixos, foram traçadas estratégias de desenvolvimento integrado da região, com propostas de transferência de oportunidades, conexões e sustentabilidade”, explica Elizângela Freitas, articuladora do escritório do Sebrae Ceará no Cariri. O objetivo principal é tornar o Cariri um polo empreendedor.

O lançamento será realizado nesta quarta-feira, 9, em um evento para toda a comunidade, setor privado, público e terceiro setor em Barbalha, e também será transmitido pelo Canal do Sebrae/CE no YouTube. Para participar, basta se inscrever no Instagram do @lidercaririceara ou @sebraece.

A agenda

Durante mais de um ano, representantes de 11 municípios da região estudaram para traçar as estratégias. Esses atores participaram das ações do Programa LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional, promovido pelo Sebrae/CE.

Com o documento elaborado, o Sebrae/CE agora convida outros atores para concretizar as propostas desenhadas. “Nessa etapa, novos atores irão fazer as articulações necessárias para que se concretizem tais estratégias. O Sebrae acompanhou até aqui, agora deixa de ser realizador e passa a ser integrante desse projeto. A Agenda não está engessada, é uma proposta viva e orgânica”, esclarece Elizângela.

Programa LIDER

O Programa LIDER – Liderança para o Desenvolvimento é uma iniciativa do Sebrae/CE que tem como objetivo despertar a articulação, a integração, o envolvimento e a corresponsabilidade de lideranças e organizações, na decisão e missão de promover transformações positivas na região a que pertencem.

Ele envolve ações de mobilização, qualificação e integração de líderes, para possibilitar o alinhamento das demandas e a convergência das políticas públicas e iniciativas privadas, para a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento da região, com foco no fortalecimento dos pequenos negócios e consequente dinamização da economia.

LEIA MAIS | Mulungu: projeto “Vamos Mulungar?” divulga belezas da região