Este ano, o Programa contemplou 131 empresas com Selo Prata, 105 empresas com Selo Ouro e 59 empresas com Selo Diamante (Foto: Divulgação)

Solenidade realizada no Dunas Buffet, em Fortaleza, premiou 295 empresas do Ceará que se destacaram em diversos segmentos ao longo do último ano. Elas foram homenageadas durante a entrega do Selo de Qualidade Empresarial do Sebrae – Edição 2023 – nas categorias prata, ouro e diamante, de acordo com seus desempenhos em gestão, sustentabilidade, atendimento ao cliente, entre outros aspectos.

Antes de se tornar tão grande como é hoje, o Programa desenvolvido pelo Sebrae começou 20 anos atrás como um fomento à capacitação empresarial apenas no eixo do turismo, que em meados de 1996, passava por um cenário de estagnação, segundo explica o diretor técnico do Sebrae, Alci Porto.

“O Ceará passava por uma crise na área do turismo. Pouca qualificação dos equipamentos disponíveis, pouco acesso a conhecimento. Nesse cenário, o selo foi criado para incentivar o turismo que estava estagnado no Ceará, com pouco nível de compreensão das lideranças do turismo para a necessidade da competitividade dos negócios, e o selo nesses 20 anos transformou todo esse ambiente”, registra.

Se no início eram avaliados apenas critérios ligados à infraestrutura dos equipamentos turísticos, ramo de atividade que era alvo do programa, hoje o leque foi ampliado para outras áreas dentro da empresa com foco não só na melhoria estrutural, mas de pessoas gerando impactos que visam transformar a sociedade onde a organização
empresarial está inserida.

“Nós começamos com melhorias de adequação dos equipamentos, dos ambientes e agora, estamos com foco na relação da empresa com o meio ambiente e comunidade, transformando o empresário não só num gerador de empregos ou lucros. Ele é também um ente do desenvolvimento da comunidade de onde faz parte”, comenta
Alci Porto.

O diretor do Sebrae reforça que o Selo de Qualidade Empresarial é responsável também por uma verdadeira mudança de cultura dentro da empresa inclusive gerando impactos positivos na vida pessoal do empresário.

“O Selo não só transforma a vida das empresas, mas colabora com a melhoria das pessoas que trabalham nelas. O Selo traz cultura, que é fundamental. Não é apenas uma consultoria, mas uma trilha que culmina em uma mudança de cultura, uma relação diferenciada das pessoas, ela mexe até com a qualidade de vida que as pessoas têm, com suas famílias porque eles levam para casa os conceitos de qualidade, de bom relacionamento. Então, o Sebrae se orgulha muito de contribuir não só com a competitividade das empresas, mas principalmente ajudar no crescimento das pessoas para que elas possam ser importantes no desenvolvimento dos negócios”, completa Porto.

Expansão para todo o Ceará

A expansão do programa ao longo de 20 anos é visível quando se compara a edição realizada em 1996 em que apenas seis empresas foram agraciadas com o Selo de Qualidade e agora esse número salta para 295. Em seu discurso para os empresários agraciados com o Selo de Qualidade 2023, o superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo destacou o protagonismo do programa em todas as regiões do Ceará e lembrou da importância do comitê gestor para o alcance de resultados tão expressivos.

“Na medida em que eu tenho hoje 418 empresas inscritas e 295 conseguiram as pontuações necessárias para conseguir o selo isso tem uma minoria nos negócios mesmo aquelas que nessa edição não receberam o selo. Hoje, quando a gente pega o mapa do Ceará e ver a distribuição do selo, ele está em todos os territórios e isso estimula a nossa equipe técnica e motiva os empresários a participar do Selo. Sem o comitê gestor o selo não teria chegado a essa 20ª edição”, diz Porto.

Este ano, o Programa contemplou 131 empresas com Selo Prata, 105 empresas com Selo Ouro e 59 empresas com Selo Diamante. Desse total de 295, 16 são de agências de viagens, 141 empresas de alimentação fora do lar, 17 organizadoras de eventos, 60 hotéis e pousadas, 06 oficinas automotivas e 55 empresas da área de saúde. A inscrição para a edição de 2024 já está aberta e pode ser feita pelo site www.selosebrae.com.br. O Programa é voltado para Microempresa (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.

 

LEIA MAIS | Selo de Qualidade do Sebrae premia 280 empresas de destaque em gestão, inovação e atendimento no Ceará