A capacitação para empresários, líderes ou gestores é um investimento essencial para o desenvolvimento e acompanhamento das suas equipes de trabalho (Foto: Sebrae)

Planejamento e preparo são pilares tanto para empresários iniciantes como para aqueles que já deram o pontapé inicial na sua jornada. Esses fundamentos são importantes para que a organização possa começar de forma promissora e permaneça competitiva no mercado por muitos anos. Os fundadores do novo empreendimento precisam ter os pés bem no chão, refletindo sobre se têm certeza do que realmente farão, se conhecem profundamente o mercado-alvo, se criaram planos para superar obstáculos e explorar as contingências.

Fazer um planejamento é fundamental para ter maior controle sobre o que acontece na empresa para alcançar os objetivos esperados. Assim também é para qualquer ideia que pretende se tornar realidade e virar um negócio produtivo. 

Nesse percurso que envolve planejamento e preparo você terá de levantar dados sobre o ramo, os produtos ou serviços que pretende oferecer, quais possíveis clientes, concorrentes, fornecedores, assim como os pontos fortes e fracos do negócio. 

É importante lembrar que um planejamento pode e deve ser revisto constantemente, adicionando, ajustando e modificando as partes que forem necessárias, de acordo com a evolução da ideia e da empresa, a fim de que ele esteja sempre atualizado.

A preparação e o planejamento são um trabalho que exige dedicação, comprometimento e muita criatividade. Ao final da sua elaboração, você poderá responder com mais segurança se realmente vale a pena abrir, manter ou ampliar o negócio.

A importância do treinamento e da capacitação

A capacitação para empresários, líderes ou gestores é um investimento essencial para o desenvolvimento e acompanhamento das suas equipes de trabalho. Através de treinamentos, empresários podem perceber melhor algumas características de seu estilo de liderança e aprender, entre outros pontos, como estimular o desenvolvimento e a inovação no seu time.

O treinamento deve ser uma atividade contínua em uma organização, pois é a base para elevar o desempenho organizacional. Por meio dos líderes, são difundidos os valores, as crenças e a cultura da empresa, alinhando os objetivos e as metas traçadas pela organização com a sua equipe de trabalho.

Considerando esses pontos de vista, pode-se perceber a importância de uma liderança organizada e estruturada para entregar os melhores resultados para a sua empresa.

Quer desenvolver ainda mais suas características empreendedoras? O Programa Empretec, realizado pelo Sebrae Ceará, é a oportunidade que você tanto esperava. O programa é um seminário intensivo para capacitação de empresários que foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é executado no Brasil exclusivamente pelo Sebrae. 

Durante uma semana, empreendedores, sejam iniciantes ou já experientes no mercado, têm a oportunidade de passar por uma imersão com a duração de seis dias, somando 60 horas de capacitação. São oferecidas atividades práticas, cientificamente fundamentadas, que mostram como agem os empreendedores de sucesso e quais são os 10 comportamentos característicos de seus perfis. Além disso, permite um aumento de potencial para uma melhor gestão empresarial ou começar um negócio bem-sucedido.

Inscrições

Interessados em participar da turma que se inicia em Fortaleza na última semana de outubro (27 a 02/12) já podem fazer as inscrições através do site do programa clicando aqui.

O investimento é de R$ 980,00 e pode ser parcelado em 10 vezes de R$ 98,00. Quem se inscrever com CNPJ conta com 10% de desconto na taxa de participação.

Após confirmar a inscrição, o candidato recebe gratuitamente o E-Book “Como transformar ideias em oportunidades”. Para mais informações acesse ce.sebrae.com.br ou entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800 570 0800.

Novas turmas do Empretec:

Fortaleza

Entrevistas: 14/11 (terça-feira) a 24/11 (sexta-feira)

Seminário: 27/11 (segunda-feira) a 02/12 (sábado)

Russas

Entrevistas: 06/11 (segunda-feira) a 10/11 (sexta-feira)

Seminário: 20/11 (segunda-feira) a 25/11 (sábado)