Os jornalistas Guálter George [O POVO], Gervásio de Paula [cronista] e Izabel Pinheiro [Diário do Nordeste] serão homenageados pelo Sindicato dos Jornalistas do Ceará [Sindjorce]. O evento, para marcar o Dia do Jornalista, será hoje [19/5/2009], às 19h na Câmara Municipal de Fortaleza [Rua Thompson Bulcão, 830 – bairro Luciano Cavalcante]

O Sindicato pediu-me uma declaração sobre o Guálter, e eu dei o seguinte depoimento, que o informativo da entidade reproduziu assim [corretamente]: «Como diretor, ombudsman, editor ou repórter, Plínio teve e ainda tem a oportunidade de trabalhar diretamente com Guálter e diz que o diálogo permaneceu sempre no mesmo nível, embora a relação de hierarquia fosse se diferenciando. “Ele é o meu mais frequente interlocutor, pois tem uma grande capacidade de ouvir, discernir e argumentar. Por mais severa que seja a crítica feita a ele ou ao seu trabalho, a resposta é sempre dialógica, ele nunca tem uma resposta inadequada ou deselegante. E há de se ressaltar que o seu trabalho merece mais elogio do que crítica”, diz Plínio, assumidamente severo nas avaliações que faz.»

A propósito – e ressalto que independentemente da efeméride os homenageados merecem o reconhecimento – é uma confusão muito grande as datas dedicadas aos jornalistas e à imprensa. Procurei e não vi justificativa para o Dia do Jornalista ser comemorado pelo Sindijorce no dia de hoje, ou mesmo em maio.

Fui ao portal da Associação Brasileira de Imprensa [ABI], da Federação Nacional dos Jornalistas [Fenaj]e no próprio Sindjorce e não encontrei explicação para a data.

No site do Sindicato do Rio Grande do Sul achei um link para Datas do Jornalismo, que põe o Dia do Jornalista no dia 7 de abril.