O jornal Gazeta Mercantil deixará de circular a partir de segunda-feria [1º de junho].  A CBM [Companhia Brasileira de Multimídia], do empresário Nelson Tanure, e a família de Luiz Fernando Levy, que voltou a ser proprietária da marca e do jornal, não chegaram a um acordo para manter o jornal funcionando.

O Portal Imprensa, resume assim a história de quase 90 anos do jornal:

«Fundado em 1920 como um boletim diário de mercado, a Gazeta Mercantil fez história no Jornalismo brasileiro como a publicação mais tradicional sobre economia e negócios. Dirigido por vários anos pela família Herbert Levy, uma crise financeira fez com que o controle acionário da publicação passasse para as mãos do empresário Nelson Tanure, da Companhia Brasileira de Multimídia (CBM), também proprietário da Editora Peixes e do Jornal do Brasil.»

Leia o comunicado em que o fim do jornal é anunciado:

«Em complemento ao Comunicado de 25 de maio do presente, e pelos motivos nele expostos, a Editora JB S.A. informa que a edição de hoje [29/5/2009] do jornal Gazeta Mercantil é a última publicada sob sua responsabilidade, nos termos do “Contrato de Licenciamento de Uso de Marcas e Usufruto Oneroso” celebrado por escritura pública de 16/12/2003 junto à Gazeta Mercantil S.A., proprietária das marcas nominais objeto dos registros 817.972.242.972.250 e 817.972.269 (Classes 11, 38 e 41) do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI.

A Editora JB S.A. reitera convicção de haver fortalecido e modernizado o jornal Gazeta Mercantil, bem como agradece ao público em geral e aos seus leitores e anunciantes a confiança nela depositada durante o exercício do direito de uso da marca Gazeta Mercantil.

A partir de 1º de junho próximo, a Gazeta Mercantil S. A., controlada pelo Sr. Luiz Fernando Ferreira Levy, é a única e exclusiva responsável pela edição e comercialização do jornal Gazeta Mercantil e pela defesa e conservação das marcas, que são de sua propriedade.

A Editora JB S.A. continua a manifestar sua disposição em colaborar para a continuidade, sem interrupção, da publicação deste periódico.»

O Portal Imprensa diz que na edição desta semana, na revista IstoÉ, Luis Fernando Levy, proprietário da Gazeta Mercantil S.A, dará sua versão dos pontos que levaram à suspensão do diário.

Tagged in: