A emissora de TV pública britânica BBC divulgou na última quinta-feira (25) detalhes de seus gastos com os executivos na casa.

A decisão, baseada na lei local sobre liberdade e acesso à informação, surge após críticas da população quanto a gastos excessivos do veículo.

Na página da BBC na internet aparece uma lista com os 50 mais altos salários pagos pela emissora. Entre os reembolsos da BBC, aparecem gastos com uso de jatos, flores e compra de champagne.

As informações serão fornecidas a público a cada três meses a partir de setembro desde ano.

A BBC é financiada por meio de um tributo que cobra cerca de 142 libras (equivalente a R$ 450) ao ano de cada residência que possui aparelho de TV.

De acordo com o diretor-geral da emissora, Mark Thompson, o objetivo é tornar a BBC mais transparente, em meio aos escândalos de despesas realizadas pelo parlamento inglês.

[Reproduzido do Portal Imprensa]

A pressão à BBC surgiu depois da denúncia da farra de gastos de parlamentares britânicos [algo parecido com o que aconteceu no Brasil].

Depois do escândalo, o Parlamento britânico publicou a lista de gastos de seus parlamentares nos últimos cinco anos. Mas a prestação de contas vem sendo criticada por ter deixado muita coisa sem explicação.

A BBC, mantida com dinheiro público, sentiu-se pressionada a fazer o mesmo.

Faz bem à democracia.