Prefeitos - Ranking DatafolhaAlertado por um post no blog Política do O POVO fui verificar a pesquisa do instituto Datafolha que pôs a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins [PT] em sétimo lugar entre nove capitais pesquisadas.

Publicada no jornal Folha de S. Paulo,  um resumo da pesquisa pode ser visto na Folha Online, cuja tabela reproduzdo ao lado.

Antes que apareçam análises dizendo que a prefeita está em “antepenúltimo” lugar entre os prefeitos, observe-se que foram pesquisadas apenas nove capitais. Ou seja, Luizianne Lins é a sétima entre as cidades pesquisadas, que foram nove capitais.

Feito o esclarecimento, obviamente não é confortável da administração municipal. Se a prefeita fosse aluna de uma das escolas municipais, ela ficaria de “recuperação” e – por muito pouco – não ficariam com uma nota “vermelha” no boletim.

Além disso, a prefeita está escorregando velozmente no índice do Datafolha: no fim do primeiro mandato, estava em quarto lugar; no mês de março deste ano, desceu duas posições ficando em sexto, agora, cai para a sétima posição.

Seu índice de rejeição é de  36%; de aprovação 33%, com margem de erro de cinco pontos percentuais.

A queda que a prefeita Luizianne Lins vem sofrendo no índice do Datalho é o retrato de sua administração.