Foto de Drawlio Joca, do ensaio "Sertões"

Meu artigo semanal, publicado na edição de hoje (7/10/2010) do O POVO:

Previsões
Plínio Bortolotti

Jornalista, quando se metamorfoseia em comentarista, costuma agir com lógica parecida com do ex-ministro Rubens Ricúpero (“O que é bom a gente mostra, o que é ruim a gente esconde”). No caso, trata-se do seguinte: articulistas e colunistas, que têm a tarefa de comentar a conjuntura, costumam fazer conjecturas sobre o que pode acontecer.
Mais erram do que acertam. Porém, as conjecturas equivocadas costumam ser esquecidas e aquelas que terminam por bater com a realidade são resgatadas com destaque em outras colunas, normalmente com exortação do tipo “eu falei”. Por isso, muitas vezes, tem-se a impressão de que alguns jornalistas são craques em fazer análises corretas.
Digo isso, pois, na edição desta segunda-feira publiquei um artigo mostrando que havia destacado, com um ano de antecedência, o tamanho do problema que seria a verde Marina Silva seria para o PT.
Como gosto de equilíbrio, conto-lhes outra história. A todos que me perguntavam (muita gente ainda pensa que jornalista tem opinião definitiva – e certa – sobre tudo) a respeito da campanha para o Senado, a minha resposta era: “Tasso tem a eleição garantida; a briga será pela segunda vaga”. Falhei miseravelmente: o senador Tasso Jereissati não conseguiu a reeleição.
Isso não quer dizer, como comentam por aí, que a carreira política de Tasso esteja encerrada. Políticos têm uma estranha capacidade de regeneração. E a do senador, se ele quiser, nem será tão demorada, pela sua importância política – e, mais ainda, assim se José Serra (PSDB) sair-se vencedor do 2º turno contra Dilma Rousseff (PT).
O que me soou um tanto deslocada, partindo do senador, foi a explicação que ele deu para a sua derrota. Queixou-se o rolo compressor governista. Claro que isso não é um negócio bonito de se ver, mas o engraçado é que ninguém ouviu Tasso Jereissati reclamar quando era ele quem pilotava a patrol.

Para quem quiser ver mais do ensaio de Drawlio Joca Sertões [Gênero Humano]

Tagged in:

,