Clique para ampliar

Sou meio refratário para ler dissertações de mestrado ou teses de doutorado impressas em livro. Tais documentos normalmente são escritos para impressionar os “pares”, de modo que pouco se salva para um leigo ou curioso ou um simples leitor que, eventualmente, queira se ilustrar sobre o assunto de que se fala.

Diferente

Mas diferente é o livro “Políticas públicas para radiodifusão e imprensa”, de Octavio Penna Pieranti, que estava encostado há mais de um ano sem que eu me animasse a lê-lo. Fi-lo [gostaram?] recentemente e tive uma boa surpresa. O professor Pieranti, jornalista, mestre em administração pública e doutorando em administração, apresentou-o como dissertação de mestrado, a Editora FGV publicou-o em formato de livro em 2007.

Imprensa e democracia

Pieranti faz uma boa explanação sobre imprensa e democracia, debatendo sobre qual é o papel do Estado para garantir a liberdade de expressão e imprensa.

Historia as várias regulamentações sobre comunicação, desde o século XIX, transitando pelos governos militares e visitando a  Nova República e chega à situação em que estamos hoje, em que o debate sobre a regulamentação está na ordem do dia.

Faz tudo isso mostrando os vários lados da questão, sem pretensões de impor o seu pensamento. Recomendo o livro para quem quiser saber mais sobre o assunto. É uma boa abertura para quem quiser se aprofundar mais no tema.