Plínio Bortolotti

“O Estado e as comunicações no Brasil”, livro está disponível gratuitamente

Clique para ampliar

O professor Octavio Penna Pieranti escreveu-me para agradecer o post sobre o seu livro Políticas públicas para radiodifusão e imprensa.  Ele também enviou o link para baixar seu novo livro sobre o tema.

Trata-se de O Estado e as Comunicações no Brasil, fruto da sua tese de doutorado. O livro faz um  um histórico da relação entre Estado e comunicações no país, entre a década de 1930 até a realização da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), realizada em 2009, sob protestos da maioria dos empresários de comunicação do país.

Ainda não li o livro, dei uma folheada virtual, mas, pela obra anterior do professor pode-se esperar um trabalho interessante. As pesquisas que ele realiza são rigorosas, abordam os diversos lado do assunto, de modo que se possa ter uma visão geral do tema.

A regulação dos meios de comunicação está na ordem do dia, mas a maioria dos proprietários de jornais rádios e TVs, são refratários a noticiar o fato, de acordo com a sua importância. Portanto, a leitura de obras como essa se tornam cada vez mais necessárias, pela luz que podem trazer ao debate.

Como baixar

O livro pode ser baixado gratuitamente no site issuu.com.
A maioria das pessoas certamente sabe como fazê-lo, mas seguem algumas instruções. O site exige cadastro, bem simples de fazer, apesar de as instruções serem em inglês. Para chegar ao cadastro, clique na barra horizontal em “Create account”. Depois de feito o cadastro, um e-mail automático chegará à sua caixa postal; clique em “Join issuu” no corpo da mensagem. Imediatamente, você pode voltar à página e baixar o livro, clicando em “download” logo abaixo da capa.

Mais livros sobre comunicação

Mantenho um post atualizado com várias sugestões de livros sobre comunicação, que podem ser baixados gratuitamente. Veja aqui.

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *