Clique para ampliar

O professor Octavio Penna Pieranti escreveu-me para agradecer o post sobre o seu livro Políticas públicas para radiodifusão e imprensa.  Ele também enviou o link para baixar seu novo livro sobre o tema.

Trata-se de O Estado e as Comunicações no Brasil, fruto da sua tese de doutorado. O livro faz um  um histórico da relação entre Estado e comunicações no país, entre a década de 1930 até a realização da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), realizada em 2009, sob protestos da maioria dos empresários de comunicação do país.

Ainda não li o livro, dei uma folheada virtual, mas, pela obra anterior do professor pode-se esperar um trabalho interessante. As pesquisas que ele realiza são rigorosas, abordam os diversos lado do assunto, de modo que se possa ter uma visão geral do tema.

A regulação dos meios de comunicação está na ordem do dia, mas a maioria dos proprietários de jornais rádios e TVs, são refratários a noticiar o fato, de acordo com a sua importância. Portanto, a leitura de obras como essa se tornam cada vez mais necessárias, pela luz que podem trazer ao debate.

Como baixar

O livro pode ser baixado gratuitamente no site issuu.com.
A maioria das pessoas certamente sabe como fazê-lo, mas seguem algumas instruções. O site exige cadastro, bem simples de fazer, apesar de as instruções serem em inglês. Para chegar ao cadastro, clique na barra horizontal em “Create account”. Depois de feito o cadastro, um e-mail automático chegará à sua caixa postal; clique em “Join issuu” no corpo da mensagem. Imediatamente, você pode voltar à página e baixar o livro, clicando em “download” logo abaixo da capa.

Mais livros sobre comunicação

Mantenho um post atualizado com várias sugestões de livros sobre comunicação, que podem ser baixados gratuitamente. Veja aqui.