A pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) Panorama da Comunicação e Telecomunicação pretende, entre outras coisas, atualizar o perfil do profissional da comunicação no Brasil. A pesquisa está sendo feita entre os que atuam no mercado de trabalho da comunicação.

Equipes

Segundo o Ipea, foram formadas equipes “para produzir um profundo estudo” sobre a comunicação no Brasil. A pesquisa, iniciada no ano passado, visa a a atualização e ampliação dos dados já recolhidos.

Conjuntura

Para o grupo de pesquisa MID – Mídias Interativas Digitais, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a coleta de dados entre os profissionais atuantes no mercado “auxiliará a compreensão das relações da comunicação com a construção da autonomia, com atores sociais, com a dimensão sociopolítica da questão e com os outros elos da conjuntura”.

Questionário

Um dos métodos de coleta de dados dessa pesquisa é a aplicação de um questionário direcionado aos profissionais que atuam na área da comunicação, em toda a sua diversidade de ações e finalidades, ainda que não possuam formação específica na área da comunicação social. A pesquisa quer identificar a forma como os profissionais caracterizam suas atividades e seu trabalho, tanto as atividades consideradas tradicionais como as áreas emergentes da comunicação, onde atuam profissionais autodidatas.

Se você atua como profissional da Comunicação e quiser responder à pesquisa clique aqui.

Tagged in:

,