Os frequentes acidentes em caminhões pau de arara, usados como transporte escolar no interior do Ceará sempre me incomodaram. Muitos desses acidentes provocam a morte de crianças.
Neste blog, e em artigos no O POVO, escrevi várias vezes sobre o assunto. Ainda assim, achava que ficava faltando mais alguma coisa. Resolvi escrever uma reportagem sobre o assunto, tendo em vista legislação específica que obriga as prefeituras a oferecerem ônibus padronizados para o transporte escolar.
Acidentes
Levantei, em matérias publicadas no O POVO, o número de acidentes nos últimos dez anos (2001-2010) e cheguei a 27 mortes de estudantes no período, contabilizando também 210 crianças e jovens feridos. Em média, são 2,7 mortes por ano.
Mais grave
No primeiro texto que escrevi, disse que os números poderiam ser maiores, pois os acidentes deixam muitos feridos graves – e algum acidente poderia não ter sido registrado. Nos comentário online à matéria, dois leitores deixaram informações de outros dois acidentes fatais.
Autoridades
Concluído o levantamento, falei com representantes do Ministério Público Estadual, com a Secretaria da Educação, com a Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), responsável pela fiscalização dos veículos nas rodovias estaduais.
Viagem
Após isso, fiz uma viagem – acompanhado do motorista Valdir Gomes e do repórter-fotógrafico Edimar Soares – a quatro cidades do interior: Acopiara, Mombaça, Boa Viagem e Monsenhor Tabosa. Verifiquei como os estudantes são transportados e acompanhei os estudantes em cima de dois veículos pau de arara. Conversei também com um casal de agricultores que teve o filho de 10 anos morto em um acidente.
Prefeituras
Falei com representantes de prefeituras que tem “explicações” na ponta da língua para o uso de caminhões pau de arara: estradas intransitáveis para ônibus (as quais eles mesmos são responsáveis pela conservação), extensão do município e falta de recursos.
Governo
Tanto o governo federal como o governo estadual fazem repasses aos municípios para cobrir gastos com transporte escolar. Além disso, existe o programa do governo federal “Caminho da Escola”, que financia veículos padronizados com juros subsidiados, por meio do BNDES. O governo do Ceará, a cada ônibus comprado pelos prefeitos doa outro (até o limite de cinco), sem nenhum custo para a prefeitura.
Veja as matérias
Nos links abaixo, quem estiver interessado pode ler as matérias, com fotografias e vídeos de Edimar Soares. Para fazer a série, tivemos a ajuda inestimável do motorista Valdir Gomes.
Edição de 29/11/2011
• Transporte irregular mata três estudantes por ano no Ceará.
• “Recurso é insuficiente” (justificativa da prefeitura).
• Veja em PDF. (matéria)
• Veja em PDF. (infográfico)
Edição de 30/11/2011
• O perigo a caminho da escola.
• “A situação é complicada” (explicação da prefeitura).
• Veja em PDF.
Edição de 1º/12/2011
• Adalberto, 10 anos, morreu a caminho da escola.
• Um pouco de culpa para cada (a responsabilidade dos órgãos de fiscalização).
• Lei de proteção dos animais para garantir a segurança das crianças (artigo em que comento o assunto).
• Veja em PDF.
Videos
Caminhão pau de arara leva estudantes em direção à área rural de Acopiara (CE)
http://www.youtube.com/watch?v=1EFHd_A1jWw
Veículos pau de arara no centro de Mombaça (CE) onde deixam estudantes da área rural e os pegam para levá-lo de volta para casa
http://www.youtube.com/watch?v=a44VWl586oY
Em Mombaça, como em outras cidades, os carros são velhos e não oferecem nenhuma segurança.
http://www.youtube.com/watch?v=cdWr7IQjpdw