Plínio Bortolotti

Quem negaria apoio à CPI do HSBC?

667 2

Reprodução do artigo publicado na edição de 5/3/2015 do O POVO.

Hélio Rôla

arte: HÉLIO RÔLA

Quem negaria apoio à CPI do HSBC?
Plínio Bortolotti

O senador Randolfe Rodrigues (Psol-AC) trabalha para instalar uma CPI para investigar brasileiros que mantinham contas secretas no HSBC, inscritas na papelada do “Swissleaks”, considerado o maior vazamento de dados da história bancária. O Brasil está bem posicionado na ranking, sendo o quinto país com o maior número de contas na filial suíça do banco: mais de oito mil clientes movimentaram US$ 7 bilhões; sete bilhões de dólares.

Ressalve-se, nem todo o dinheiro depositado por brasileiros pode ser considerado ilegal, porém parte desses recursos pode ser oriundo de crimes, e outra quantia possivelmente retirada do país para sonegar impostos. Mesmo assim, o governo não parece demonstrar muito interesse em recuperar o que lhe foi supostamente roubado. (Pelo jeito prefere conseguir dinheiro deixando de corrigir a tabela do imposto de renda.)

Do mesmo modo que todo mundo está querendo ver a lista de Janot (que vai revelar o nome de políticos implicados na Lava Jato), também há muita curiosidade em conhecer quem são os privilegiados brasileiros que recorreram a contas secretas sabe-se lá por quê.

Quem tem nas mãos os documentos é o jornalista Fernando Rodrigues (Uol), integrante do Consórcio Internacional de jornalistas (ICIJ, pela sigla em inglês), que trouxe o assunto à luz. Rodrigues disse que serão divulgados informações de interesse público ou de clientes que tenham cometido crime.

Como o jornalista afirma que somente o governo teria condições de fazer uma análise completa separando, digamos assim, o joio do trigo, é mais do que acertada a iniciativa do senador Randolfe, que propõe uma CPI para investigar o caso. (Sem prejuízo de se criticar a inércia dos órgão de fiscalizatórios do Brasil.)

Uma CPI destas parece fácil de conseguir, pois nenhum parlamentar negaria apoio a ela. Ou negaria?

Recomendado para você

2 Comentários

  • carlos disse:

    Resposta seca quem tem culpa no cartorio, leia-se PSDB a midia comprometida com ele Globo e outros.

  • carlos disse:

    Meu caro Plinio, veja essa Manchete,

    Jornal da TV Globo registrou uma das mais baixas médias de audiência em dia de semana; segundo informações do UOL, na noite desta segunda-feira, o jornal atingiu 20 pontos; na segunda-feira de Carnaval, por exemplo, deu 25 pontos na Grande SP – cada ponto representa 67 mil domicílios; há dez anos, a média do “JN”, hoje apresentado por William Bonner e Renata Vasconcelos, era de 35,8 pontos na Grande São Paulo, eu acho que daqui a pouco esses jornais impressos só vão servir pra embrulhar sabão nas merciarias do interior.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *