Reprodução da coluna “Política”*, edição de 25/11/2016 do O POVO.

Presidente do PT quer “reflexão consistente” do O POVO

Recebi longa mensagem assinada pelo presidente do PT-Ceará, Francisco de Assis Diniz, a respeito da coluna de terça-feira (22/11/2016): “Ataques ao O POVO como tática diversionista”, em que contestei críticas de De Assis a este jornal. Na ocasião, respondi a declarações dele, afirmando que O POVO estaria “se especializando em criar matéria para fazer desgaste (ao PT)”, referência a notícias sobre a possível saída de petistas descontentes com os rumos do partido.

De Assis afirma, logo no princípio que a “tática diversionista” é praticada pelo O POVO, devido à cobertura, segundo ele equivocada, que o jornal faz das atividades do PT.

PROJETOS
Em seguida, De Assis lista uma série de políticas de seu partido, que teriam levado às “maiores transformações que o Brasil já passou”, como os projetos de inclusão social e distribuição de renda. Entre os programas ele lista o Bolsa Família, o Prouni e Fies (bolsa de estudo e empréstimo para universitários), o Pronaf (agricultura familiar), a Farmácia Popular, o Minha Casa, Minha Vida, entre outros. Mas admite que seu partido está “revendo práticas, projetos e posturas”.

DESFILIAÇÃO DE “A” OU “B”
O que De Assis diz “estranhar” é que no encontro com prefeitos e vereadores eleitos, “o único assunto de interesse do jornal”, ao ouvi-lo, foi a desfiliação de “A ou B”. “Não consigo entender a relevância dessa pauta, naquele momento”.

DE SAÍDA
Quase na saída, De Assis dá mais um cutucão neste periódico. Para ele, já que existe uma “fila” de “eventuais desafetos do jornal”, sugere que O POVO faça uma “reflexão consistente das origens desse tipo de problema”. (Não vou negar, dou vou valor a ironias 🙂

Por fim, o presidente do PT afirma que, “até o momento, nenhum filiado procurou o Partido dos Trabalhadores para fazer a sua desfiliação”.

DUAS OBSERVAÇÕES
Não vou responder item por item, pois me parece injusto treplicar, pois, na coluna anterior, já fiz a exposição sobre o assunto – além de ter apreciado o modo elegante como a carta foi redigida -, porém, registro duas observações.

1) O fato de diversos políticos e siglas diferentes fazerem críticas e ataques muito parecidos ao jornal não é demérito, pelo contrário, demonstra independência em relação aos partidos.

2) Todos os assuntos relativos ao PT, inclusive os programas citados, foram muito bem cobertos pelo jornal, uma simples busca na internet pode comprovar.

DINHEIRO DA SAÚDE PARA VIAGENS
Recebi resposta da Secretaria da Saúde do Estado a respeito da nota “Viajando com o dinheiro da saúde”, publicada na coluna de ontem. No texto, reproduzi trecho do discurso do deputado Heitor Férrer (PSB) na Assembleia Legislativa afirmando que a Secretaria gastou R$ 20,567 milhões em passagens aéreas, nacionais e internacionais – desde março de 2012 -, usando recursos do Fundo Estadual de Saúde (FES).

A Secretaria da Saúde afirma que os recursos utilizados com passagens aéreas são destinados “estritamente ao atendimento de saúde da população”, em programas como o Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e a Tutoria em Transplante. Informa que, entre 2013 e 2016, cerca de 14 mil pacientes viajaram para fora do Estado para tratamento de saúde.

Ainda segundo a Secretaria da Saúde, a Tutoria em Transplantes capacitou mais de mais de 100 profissionais da saúde de cinco Estados, com treinamento realizado no Ceará. A Tutoria ainda trouxe a Fortaleza o cirurgião cardiovascular Peter Zilla, da África do Sul, país em que foi realizado o primeiro transplante de coração do mundo.

O deputado Heitor Férrer entrou com um pedido para que a Secretaria da Saúde informe detalhadamente os gastos com viagens.

*Em substituição ao titular, Érico Firmo, que está de férias.

Tagged in: