O ministro da Justiça, Sérgio Moro, adorava a imprensa quando era o caminho para “vazamentos” nas manobras que ele operava quando era o famoso e cândido juiz da Lava Jato. Agora, a imprensa não está mais servindo, pois questiona-lhe as decisões, antes consideradas despachos exarados diretamente do Olimpo curitibano.

Ele classificou pesquisa do instituto Datafolha, a respeito de seu pacote anticrime, de “malfeita”, por não ter saído a seu gosto. O estudo tornou-se manchete do jornal Folha de S. Paulo: “Maioria é contra pontos-chave do pacote anticrime de Moro”. Já escrevi uma vez que Moro aprendeu rapidamente a agir como político, e não perde a oportunidade de mostrar seus novos conhecimento. Desqualificar pesquisas é o esporte preferido de 11 entre 10 políticos, valendo para todo o arco ideológico.

A revolta de Moro com é que a pesquisa “traduziu” em perguntas objetivas cada uma das propostas contidas no pacote – e a maioria da população ficou contra suas principais medidas. Por óbvio, se a pergunta fosse simplesmente “o sr. é contra ou a favor do pacote anticrime” a resposta seria favorável, pois quem seria a favor do crime?

Veja o resultado da pesquisa.

>> Para 64% dos pesquisados, a posse de armas deveria ser proibida.

>> 72% responderam que a sociedade não fica mais segura com pessoas armadas para se proteger.

>> Parcela ainda maior, 81%, avalia que a polícia não pode ter liberdade para atirar em suspeitos, porque pode atingir inocentes.

>> Percentual de 79% defendem que policiais que matam devem ser investigados.

>> Número maior ainda (82%), entende que alguém que atira em outra pessoa por estar muito nervoso deve ser punido. (Apenas 16% concordam que não deve ser punido alguém que atira nessas circunstâncias.)

Observem que a pesquisa não se desvia nem um milímetro das propostas apresentadas por Moro no pacote anticrime. Ganham apenas linguagem mais compreensível, mas traduzem exatamente o que está nas propostas.

Assim, o pacote “anticrime” pode agradar os bolsonaristas mais fanáticos, mas vai contra o que pensa a maioria dos brasileiros.

Peço, por favor, a quem queira criticar, para antes uma olhada completa na pesquisa, clicando nos links abaixo. O que apresento é apenas um resumo.

* * *

Folha de S. Paulo: Maioria é contra pontos-chave de pacote anticrime de Moro.
Datafolha: Pesquisa completa.